sexta-feira, outubro 14, 2005

Sexto volume de Harry Potter é lançado hoje em Portugal

A tradução portuguesa do sexto volume da saga Harry Potter, de J.K. Rowling, vai ser hoje lançada nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, num evento que recriará o ambiente descrito no livro. "Harry Potter e o Príncipe Misterioso" é colocado à venda em todo o país a partir das 00h00.

O lançamento do livro realiza-se na nave central do Convento, onde decorrerá uma festa para cerca de 500 crianças e adultos, convidados a participar numa recriação do ambiente criado pela autora de Harry Potter.

Segundo a Editorial Presença, com uma tiragem inicial será de 150 mil exemplares. De acordo com a Presença, das edições portuguesas dos cinco livros anteriores da história - que narra as aventuras de um jovem aprendiz de feiticeiro numa escola de magia - foram vendidos até ao momento cerca de 1,39 milhões de exemplares.

O primeiro livro da saga do aprendiz de feiticeiro, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", vendeu um total de 401.000 exemplares, tendo atingido 22 edições em Portugal. Os cinco volumes de Harry Potter atingiram vendas a nível mundial de 250 milhões de exemplares, em 60 línguas, tendo captado para a leitura crianças e jovens de todos os continentes.

Em Julho passado, Portugal recebeu a versão inglesa do sexto volume, intitulada "Harry Potter and the Half-Blood Prince", pois o lançamento foi feito a nível mundial, suscitando uma corrida às livrarias. O livro liderou os tops de vendas do país durante várias semanas, transformando-se num êxito imediato. No Reino Unido, a obra vendeu mais de dois milhões de exemplares nas primeiras 24 horas após o lançamento.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: