sexta-feira, outubro 21, 2005

"Al Shamsoons"

Os Simpsons em árabe

Toda a gente, pelo menos uma vez, já teve oportunidade de assistir a um episódio da fantástica série animada "The Simpsons". Uma família tipicamente americana, Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, que conquistou paulatinamente o público jovem e graúdo, em todo o mundo.

Todo o mundo? Bem... quase! É que no Médio Oriente só agora é que esta excelente série foi autorizada a passar, pelo menos de forma legal. Mas não se pense que irá assim sem mais. Certas e determinadas condições foram exigidas aos produtores da série e, neste sentido, algumas alterações foram introduzidas nas personagens para que estas se tornassem mais aceitáveis aos Muçulmanos.

Para começar a série chamar-se-á "Al Shamsoons". Homer foi renomeado de Omar Shamsoon, e deixou de parte a cerveja e o bacon, que são ambos proíbidos pelo Islão, e já não frequenta as tascas repletas de vagabundos e vadios. Na Árabia, Omar bebe soda e os seus cachorros quentes foram substituidos por salsichas egípcias e outros doces tradicionais.

Os Simpsons "convertidos" tiveram a sua estreia no mundo árabe, no ínicio deste mês, a tempo do Ramadão, uma época alta para a TV. "Al Shamsoons" utiliza o mesmo formato animado da série original, mas as vozes são convertidas para árabico e os diálogos foram adaptados para tornar o show mais acessível (e aceitável) às audiências árabes.

No entanto, nem tudo são rosas, e já são muitas as vozes de protesto na comunidade árabe contra esta desocidentalização, que afirmam a série foi destruída.

Sem comentários: