domingo, setembro 18, 2005

Madeira Story Center

Localizado na zona histórica do Funchal, no antigo cine Santa Maria, o Madeira Story Centre é uma espécie de centro com informação sobre a Madeira, apresentado de uma forma lúdica e interactiva.

Neste sentido, ao falar-se do Madeira Story Centre estamos a falar de uma espécie de museu virado para o futuro, onde o visitante interage com a história que lhe é apresentada ao longo do percurso, cujo tema é, obviamente, a Madeira, desde os primordios da sua existência à actualidade.

A sua área de exposição está organizada sequencialmente em etapas cronológicas. Algumas resumindo séculos, outras eventos específicos. O visitante embarca aqui numa viagem muito interessante pelos seguintes temas:
- As Origens Vulcânicas
- Lendas da Descoberta
- Descoberta da Madeira
- Tumulto e Comércio
- Ilha Estratégica
- Desenvolvimento da Madeira
- Depois da Navegação
- Explore a Madeira

Além da exposição central, o Madeira Story Centre oferece ao visitante outros pontos de grande interesse, nomeadamente um terraço panorâmico onde é possível admirar alguma da flora nativa, e que poderá ser igualmente utilizado para eventos e reuniões. Possui um espaço café temático, decorado com motivos alusivos à História da Madeira, com destaque para o Aquila Airways Lounge, e uma loja de artigos exclusivos.

Não esquecer ainda de, à saída, assinar o já extenso livro de visitas.

Como não há bela sem senão, algumas críticas podem e devem ser apontadas para futuras correcções. Alguns textos, sobretudo os textos em Português, contêm alguns erros gramaticais e de escrita imperdoáveis num espaço deste nível. Inclusive alguns dos textos expostos faltam as letras acentuadas, ficando nós, visitantes com um texto deste género "Jo o Bartolomeu, famoso portugu s navegou at Madeira". Evitável. Outro aspecto que provocou a minha gargalhada foi o video do governador da Madeira (ou algo do género) com o seu sotaque à "tibúrcio". Bem sei que estamos perto de África, mas não é preciso exagerar...

Seja lá como for, foi uma hora bem gasta, e recomendo a todos aqueles que tenham interesse em saber o passado da nossa ilha, a visita ao Madeira Story Center.

Sem comentários: