terça-feira, setembro 20, 2005

Homem deverá regressar à Lua em 2018

Projecto da NASA

A agência espacial norte-americana anunciou hoje um projecto para enviar quatro astronautas à Lua, em 2018, a bordo de uma nave que vai ser construída para substituir a actual frota de vaivéns.

De acordo com Michael Griffin, administrador da agência, a estadia deverá demorar uma semana, dando aos astronautas “quatro vezes mais tempo” na Lua do que nas missões Apollo.

"Vamos regressar à Lua em 2018 e alargar a presença humana ao longo do sistema solar e também para lá dele", afirmou o responsável, revelando que o projecto de voltar a colocar o Homem na Lua custará cerca de 104 mil milhões de dólares (85 milhões de euros).

Sem entrar em detalhes, Griffin adiantou que o programa agora lançado "permitirá estabelecer uma presença permanente na Lua", preparando os astronautas para missões mais longínquas como a exploração de Marte.

A nave que levará os astronautas até à Lua, baptizada de CEV (Crew Exploration Vehicle), deverá estar pronta entre 2012 a 2014, altura em que deverá efectuar as primeiras missões experimentais na órbita terrestre. Como o fim dos vaivéns está previsto para 2010, a agência espacial ficará, no mínimo, dois anos sem formas de enviar astronautas para a Estação Espacial Internacional, mas a partir da entrada em funcionamento do novo veículo a NASA espera conseguir transportar até seis astronautas em cada missão.

O regresso das missões à Lua, 46 anos depois da última missão tripulada ao satélite natural da Terra, ocorre numa altura em que a NASA, ainda a recuperar do acidente com o vaivém Columbia, está a reavaliar as suas prioridades.

fonte: PUBLICO

Daqui a 13 anos estarei na idade ideal para ir à Lua! Posso ir, posso ir?

Sem comentários: