domingo, setembro 18, 2005

Busto de Fernando Pessoa inaugurado em liceu de Durban

Fernando Pessoa homenageado em Durban, na África do Sul

Um busto de Fernando Pessoa ocupa desde ontem um lugar de relevo no liceu de Durban, onde o poeta português foi aluno entre os anos de 1899 e 1905.

Na inauguração do novo busto, o embaixador de Portugal em Pretória, Paulo Barbosa, salientou o génio de Pessoa, referindo a honra que representa para a cidade, os seus habitantes e a comunidade portuguesa em particular o facto de o poeta ter estudado no Durban High School (DHS) e ter deixado na região pistas marcantes do seu talento como homem e escritor.

A cerimónia foi acompanhada pelo conselheiro da comunidade portuguesa Elias de Sousa, pelo reitor e outros responsáveis do liceu. O busto de Pessoa – situado perto da entrada das instalações da reitoria e da biblioteca do liceu – assinala também uma ala conhecida por "Dead poets" (os poetas mortos) da escola.

Pessoa tinha já presença de destaque na cidade com um curioso busto inaugurado em 1985 no centro da cidade

O liceu, que se destaca pelo alto padrão da educação ali ministrada, foi a segunda casa de Pessoa enquanto a mãe, Maria Madalena, o padrasto, João Miguel Roza, então cônsul português em Durban, ali viveram. O liceu possui uma série de recordações de Pessoa e azulejos, pinturas, desenhos e placas alusivos ao poeta.

Em Durban – e ainda adolescente – Pessoa publicou poesias e crónicas mordazes e satíricas no jornal “Natal Mercury” (que ainda hoje se publica), marcando um estilo e um género humorístico que viria a contar com muitos admiradores. O busto de Fernando Pessoa foi pago em grande parte pela comunidade portuguesa de Durban.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: