KATRINA - Passagem do furacão causa danos incalculáveisA passagem do furacão já provocou mais de meia centena de mortos, com o estado do Mississipi a ser o mais afectado. Nova Orleães esteve sob a ameaça de destruição de um dos diques que protegem a cidade.
O amanhecer está a revelar cenários de grande destruição nos estados norte-americanos afectados pela passagem do furacão Katrina. Há já 67 mortos confirmados, 54 no estado do Missipsi, 2 no Alabama e 11 na Florida onde o Katrina passou na semana passada.
Em declarações à estação de televisão norte-americana NBC, o governador de Mississippi, Haley Barbour, disse ter tido conhecimento da morte de 80 pessoas no condado de Harrison, onde se situam Gulfport e Biloxi, mas frisou que a informação não foi ainda confirmada.
Em Nova Orleães, muitas zonas residenciais foram alagadas e a cidade enfrentou ainda a água vinda de duas fendas num dos diques que protegem Nova Orleães. Ao longo da manhã têm sido vários os relatos dos estragos, de casas destruídas, totalmente submersas pela água.
Por seu turno, a Cruz Vermelha já avisou que o esforço humanitário para remendar os estragos do Katrina será inédito. A Organização diz, inclusive, que esta será a maior operação humanitária de sempre no solo norte-americano. Devido ao Katrina, mais de um milhão de pessoas ficaram sem electricidade e, segundo as autoridades, a situação poderá demorar dois meses a normalizar-se.
O Katrina vai representar para as seguradoras um custo total de 15 a 20 mil milhões de dólares, segundo estimativa da "número um" das seguradoras a nível mundial, a alemã Munich Ré.
fonte: TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário