sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Que o céu não nos caia na cabeça!!




Já os irredutíveis Gauleses de Astérix e Obélix diziam que o única medo era que o céu lhes caísse em cima. E no dia de hoje há muita gente com os olhos virados para cima.

O "2012 DA14", um asteroide com o diâmetro com cerca de 50 metros, o equivalente a uma piscina olímpica, composto por uma mistura de silicatos, ferro e níquel, vai fazer uma rasante à Terra. Por volta das 19h40 o DA14 vai passar "resvés Campo de Ourique" ao nosso planeta, ficando apenas a 27.600 quilómetros da Terra, menos de um décimo da distância que nos separa da Lua. Nunca se tinha registado a passagem tão próxima de um asteróide com o tamanho do 2012 DA14.

Quem quiser pode observá-lo com a ajuda de um pequeno telescópio ou de um binóculo, a partir das 20h. E valerá a pena. Afinal, a última vez que um objecto com um tamanho equivalente, em vez de passar ao lado, colidiu contra a Terra, na Sibéria, em 1908, destruiu 80 milhões de árvores numa área de 200 quilómetros quadrados, sensivelmente a cidade de Lisboa.

Como aperitivo (ou não), já que ainda não se conseguiu relacionar a sua queda com a passagem do DA14,  verificou-se hoje de manhã a queda de pedaços de meteorito, que se partiu ao atravessar a atmosfera, na zona dos Montes Urais na Rússia. Estes "pedacinhos" de rocha já provocaram prejuízos em muitos edifícios de seis cidades dos Urais, e um número de feridos que ascende a 514 feridos, 112 dos quais foram hospitalizados.

"Tratou-se de uma bola muito brilhante, muito visível no céu da manhã, um objecto com uma massa bastante grande, de muitas dezenas de toneladas", precisou o cientista Serguei Smirnov, cientista do Observatório de Pulkovski (São Petersburgo). Vejam o vídeo:


Os cientistas têm afirmado que a queda do meteorito nos Urais não está ligada ao DA14 que hoje passará próximo da Terra. Porém não excluem a ocorrência de chuvas de meteoritos noutras regiões da Rússia. Ou do resto do mundo diria eu. Mas acredito que depois destas imagens andará tudo de cabeça no ar!

Sem comentários: