quarta-feira, março 21, 2012

Uma árvore personalizada? A iniciativa é da JF Santo António


Reflorestar para Renascer é fruto do Projecto Community Advisory Panel onde estão envolvidas as seguintes entidades: Direção Regional de Comércio Industria e Energia, Direção Regional do Ambiente, Direção Regional de Florestas, Conservatório da Madeira, Centro de Arbitragem de Conflitos, Junta de Freguesia de Santo António e Madeira Shopping.

Esta iniciativa tem como objectivo a reflorestação "acompanhada" das serras de Santo António e, neste sentido, as áreas intervencionadas serão alvo de diversas ações de limpeza, reposição e rega de árvores. Pretende-se ainda envolver a sociedade em geral, escolas e demais instituições da Freguesia de Santo António.

O Pico do Prado será a primeira área onde decorrerá o plantio, limpeza, reposição e rega das árvores. O inicio dos trabalhos terá lugar hoje, dia 21 de Março de 2012, e nestes participarão sensivelmente 180 voluntários, entre eles alunos das escolas de Santo António e voluntários das organizações envolvidas no Projecto Community Advisory Panel. A estes voluntários junta-se ainda a Associação de Todo-Terreno da Madeira no auxílio de transporte dos mesmos.

Tratando-se de um projecto continuo, é pretensão da Junta de Freguesia, bem como de todos os seus intervenientes, de que não seja apenas mais um plantio, mas que exista um acompanhamento das espécies plantadas. Cada árvore plantada será baptizada com o nome de quem a plantou e o seu crescimento e desenvolvimento será acompanhada por essa mesma pessoa.

Em breve serão indicadas novas iniciativas no âmbito deste projecto, abertas à população em geral.

Sem comentários: