segunda-feira, julho 20, 2009

Foi há 40 anos

 


O dia 20 de Julho de 1969, para além de um dia história para a humanidade, apadrinha igualmente um marco português. Há 40 anos atrás, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), realizou-se a primeira transplantação de órgãos em Portugal.


Uma equipa médica liderada pelo cirurgião Linhares Furtado fez um transplante renal com dador vivo, intervenção pioneira, na altura, no país. "Foi realizado em condições inimagináveis hoje em dia", disse Linhares Furtado, cirurgião-geral dos HUC, exemplificando com "a ausência de climatização" na sala onde foi realizada a cirurgia. Questionado se se sentia nervoso na altura da intervenção, o médico respondeu: "Uma pessoa quando se lança numa coisa destas sabe o que está a fazer". "Não diria nervoso, mas com alguma ansiedade", revelou.


40 anos passaram desde esta intervenção. Muito mudou desde o tempo em que imperava a ideia do anti-natural e que estas intervenções eram vistas como uma profanação do corpo. Agora até reclamam de não existir orgãos em número suficiente...

Sem comentários: