terça-feira, junho 02, 2009

Urgências no CITIUS...

 
(Foto: Simon Kreitem/Reuters)


Para quem não conhece o CITIUS, ele é o sistema informático desenvolvido pelo Ministério da Justiça, tendo em vista a informatização e digitalização do processo judicial em Portugal, especialmente destinado aos mandatários judiciais. E funciona. Assim, é possível ao mandatário, a partir do seu escritório, proceder à apresentação de peças processuais e respectivos documentos, requerimentos executivos e injunções, conhecer o resultado da distribuição, consultar processos judiciais e as diligências que lhes respeitam, entre outras funcionalidades.


Para urgências existe uma linha de helpdesk do Ministério da Justiça. O número é o 707200004. No sábado passado tive necessidade de recorrer ao apoio técnico do CITIUS. Mandei um email com o erro. No entanto decidi ligar também. Eram perto das 21 horas. Do outro lado da linha, uma mensagem automática a informar que a linha funcionava em dias úteis, das 9h às 20h. Mas, fosse o caso uma urgência que aguardasse um pouco. Pelo que aguardei. Um minuto depois uma voz atende do outro lado.


Prontamente tratei de expor o meu assunto até que do outro lado a voz respondeu-me...


- "sr. dr., peço desculpa, mas não lhe posso ajudar. Sou apenas o segurança".
Até fiquei gago! Como? - perguntei eu...
- "Sim sou o segurança do edifício".
- "Ah... e não está ninguém aí que me possa atender?"
- "Não sr. dr.".
- "Portanto, só segunda-feira"...
- "Pois"...
- "... mesmo que seja uma urgência".
- "Pois, mesmo urgência".
- "Bem, obrigado e boa noite".
E desliguei.


E pronto. Ficou para segunda-feira. Agora que escrevo isto, vejo que é uma situação mesmo parva! Afinal que raio é uma urgência para os fulanos do CITIUS? Se alguém souber, faça favor...

Sem comentários: