Um ataque cardíaco fulminante roubou ao mundo Michael Jackson. Controverso, excêntrico, exuberante, genial, tudo isto é insuficiente para descrever a carreira de Jackson, tão transversal e geracional que foi.
Iniciada aos 11 anos com os "Jackson 5", e a solo desde 1971, o "King of Pop" tem cinco álbuns best-sellers mundiais: "Off the Wall" (1979), "Thriller" (1982), "Bad" (1987), "Dangerous" (1991) e "HIStory" (1995). Aliás, "Thriller" continua sendo o álbum mais vendido de todo o mundo, com reportados 109 milhões de unidades vendidas.
Pelo seu trabalho, quer com os "Jackson 5", quer depois a solo, é um dos poucos artistas a ser incluído no "Rock and Roll Hall of Fame" por duas vezes. Jackson é detentor de 13 Guinness World Records — incluindo o "Most Successful Entertainer of All Time" —, venceu 19 Grammy Awards, 22 American Music Awards e 12 World Music Awards. Até à data da sua morte, é calculado que "Jacko" vendeu cerca de 750 milhões de unidades em todo o mundo. Recebeu ainda dezenas de reconhecimentos pelos seus esforços humanitários, foi condecorado por dois presidentes dos Estados Unidos, e foi ainda agraciado como o artista da "Década", da "Geração", do "Século" e do "Milénio".
Eu cresci a ouvir Michael Jackson. As suas músicas são marcos da humanidade que a história preservará muito para além da sua morte. Faleceu hoje, aos 50 anos.

1 comentário:
Uma criança num corpo de um adulto. Era assim Michael Jackson. A sua candura contrastava com a atitude arrebatadora que exibia em palco, uma espécie de predestinado com um talento invulgar e que enfeitiçava todas as gerações. A educação rígida traçou-lhe o futuro mas sonegou-lhe a infância, enquanto o seu direito de viver recatado era ameaçado à medida que os holofotes da fama acompanhavam o seu crescimento. Pulverizou recordes de vendas mas também era o primeiro a dizer presente às causas humanitárias onde terá doado milhões de dólares. A sua timidez, e porque não dizer a sua extravagância, originavam todos os tipos de rumores, nunca provados.
Goste-se ou não do estilo, revolucionou o mundo do entretenimento artístico e musical impulsionando de vez o respeito e o reconhecimento pela cultura negra.
Enviar um comentário