quinta-feira, maio 14, 2009

Antes era assim...

 


Actualmente existe no Funchal uma rua chamada popularmente de 'Caminho de Ferro'. Era o circuito do 'Comboio do Monte', cujo primeiro troço, entre o Pombal e a Levada de Santa Luzia, foi inaugurado a 16 Julho de 1893, após os esforços de António Joaquim Marques e os desenhos do engenheiro Raul Mesnier Ponsard. Com uma paragem à porta do Monte Palace Hotel, o comboio continuava até ao apeadeiro do Largo da Fonte, que era o fim da linha. Alguns anos depois a linha-férrea foi prolongada até ao Terreiro da Luta ficando, no total, com uma extensão de 3850 metros.


A 10 de Setembro de 1919 deu-se uma explosão na caldeira, de uma locomotiva, quando o comboio subia em direcção ao Monte. Deste acidente resultaram 4 mortos e muitos feridos. Devido a este desastre, as viagens foram suspensas até 1 de Fevereiro de 1920. A 11 de Janeiro de 1932, aconteceu novo desastre, desta vez por descarrilamento. A partir de então, turistas e habitantes viraram as costas ao caminho de ferro, considerando-o demasiado perigoso. Aliando este facto à II Guerra Mundial, que se iniciou entretanto, verificou-se uma falta de turistas na Madeira e a Companhia do caminho de ferro entrou em crise. A última viagem do comboio realizou-se em Abril de 1943 e a linha foi desmantelada.

2 comentários:

il _messajero disse...

por acaso já ouvi albuquerque a falar no reactivar desta linha para fins turísticos...nada a obstar à partida, se bem que me parace mais daqueles projectos estilo "papaias" ditas para o ar...

Rui Alberto Pereira Caetano disse...

Outros tempos, outros hábitos.