terça-feira, janeiro 06, 2009

Monty Phyton - 40 anos

 


A 5 de Outubro de 1969 um programa de televisão foi ao ar pela primeira vez. Tratava-se da série cómica Monty Python's Flying Circus, que ao longo de 45 episódios divididos em 4 temporadas, lançaram os ingleses Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones e o americano Terry Gilliam para a fama eterna.


Os Monty Python implementaram um novo estilo de texto e representação, marcadamente anárquico e pautado pelo completo surrealismo das cenas. O fenómeno Python espalhou-se por "shows", filmes, programas de rádio, diversos jogos de computador e livros.


A sua influência na comédia chegou a ser comparada ao impacto causado na música pelos Beatles, e actualmente são muitos os autores que confessam profundamente influenciados pelos Python, tais como Trey Parker e Matt Stone, criadores de "South Park", Conan O'Brian no "Late Night", bem como os cómicos do MadTV ou do "Saturday Night Live". Em Portugal, Herman José e os Gato Fedorento já afirmaram ser fortemente influenciados pelos Monty Python.


O Cantinho é igualmente grande fã! Durante o ano vou passar aqui alguns dos melhores sketches dos Monty Python, quer das séries, quer dos filmes, entre outras informações e curiosidades sobre o sexteto fantástico. Para começar... nada melhor que a Inquisição Espanhola, para por tudo a andar direito!



"The Spanish Inquisition" - Monty Phyton's Flying Circus
(Temporada 2, Episódio 2, 1970)

Sem comentários: