quarta-feira, novembro 05, 2008

Presidente Obama

 


Fixem o nome: Barack Hussein Obama II - o 44º Presidente dos Estados Unidos da América e o primeiro negro a chegar ao cargo ao fim de quase 300 anos de história de um conturbado país.


Na madrugada de quarta-feira, dia 05 de Novembro de 2008, Barack Obama foi eleito com uma margem de 338 contra 163 votos no Colégio Eleitoral, vencendo seu adversário John McCain. Nos votos populares, Obama conquistou 52% das intenções, contra 47% de McCain, tendo ainda os Democratas conseguido a maioria no Senado e na Câmara dos Representantes.


"A Change has come". É com grande expectativa que aguardo a tomada de posse e as primeiras medidas de Obama como presidente. Não que esteja à espera de grandes mudanças repentinas, até porque a trapalhada que a Administração Bush deixou como legado, não se desmonta da noite para o dia. Mas há várias situações que afectam o mundo inteiro que merecem uma particular atenção e aos quais os Estados Unidos têm sido fortemente criticados: a situação no Iraque, a Prisão de Guantánamo (que hoje é sinónimo de tortura e ausência de lei), a crise económica, a crise energética e as alterações climáticas.


Para já fez-se história. Esperemos que continue.

1 comentário:

lucia disse...

felicito por ter mudado á história de um povo sofrido.