A notícia é do Diário de Notícias. Os números são do Instituto Nacional de Estatística. O título é elucidativo: "Envelhecimento da população tende a agravar-se". Para reflectir quando hoje se comemora o Dia Internacional do Idoso.
O Instituto avança com números que demonstram o envelhecimento acentuado da população portuguesa, vaticinando que nos próximos 25 anos, o número de idosos poderá mais do que duplicar o número de jovens, em particular, o grupo com 80 e mais anos.
A Madeira não é excepção. Só o Centro de Segurança Social da Madeira tem uma despesa anual com os idosos que ronda os 25 milhões de euros, entre despesas com lares, centros de dia, convívio e ajuda domiciliária. Os números oficiais dão conta de um universo de idosos residente na Madeira que totaliza as 32.259 pessoas, com 65 e mais anos de idade, o que representa 13,1% do total da população.
Se por um lado estes dados são reflexos dos avanços da medicina na prolongação da vida humana, a redução da natalidade é claramente demonstrativa da grave crise que atravessa a família portuguesa e, em particular, a família madeirense.
1 comentário:
E ainda aqui vamos!
Enviar um comentário