quinta-feira, outubro 23, 2008

Estád(i)o adiado II

 
(clicar para aumentar)


É o novo capítulo da novela "Estádio para o Marítimo". Agora é o Diário a denunciar a pressão de Alberto João Jardim para o chumbo do projecto do Estádio do Marítimo, junto da Câmara Municipal do Funchal. Apesar de oficialmente o projecto ainda não ter ido à reunião camarária e como tal não ter ainda qualquer despacho, o mais provável é que a vereação nem venha a apreciá-lo, pois o entendimento é que, a partir das declarações públicas do presidente do Governo Regional a impor alterações, a posição da Câmara é de esperar que o Marítimo apresente um novo projecto. Que seria o quinto projecto até à data...


Em causa está a volumetria do estádio e a sua relação com o envolvente, apesar do reconhecimento de que o projecto não viola nenhuma norma do PDM, pois o estádio vai ser implantado numa área designada de 'zona desportiva' e como tal não existem limites às áreas cérceas ou ao número de pisos, em altura, da edificação. Censurado é igualmente o "anel" de cobertura do actual peão que, no entender da câmara, resulta numa obstrução da vista, ficando nós ainda por perceber se as pessoas irão ao estádio para ver o jogo ou a paisagem.


De facto é incrível o modo como todo este processo está a ser tratado. É inquestionável que não há vontade política de construir um estádio para o Marítimo ou, sequer, patrocinar uma construção ou reconstrução. Os entraves surgem em catadupa e - curiosamente ou não - da mesma "Instituição" que patrocinou, a fundo perdido, outras obras, de outras emblemas, essas sim megalómanas, e construídas em zonas protegidas, em zonas verdes ou com violação ao índice de construção, a planos de pormenor, e afins.


A vontade é clara e só não vê quem não quer. O Estádio do Marítimo é uma promessa para não cumprir - a todo o custo. Se não vejamos: estamos a falar de uma cedência de estádio, cuja contratualização ainda não foi escriturada; estamos a falar de obras projectadas com alterações constantes; estamos a falar de contratos programa que não são cumpridos; estamos a falar de pressões e falta de vontade objectiva. Note-se ainda que, no momento actual, o Marítimo não vai, nem pode, alterar o projecto, pois se tal acontecesse significaria a anulação do concurso público em curso e um atraso significativo no início da obra.


Como nota final, não deixa de ser curioso que o mesmo técnico que se pronunciou sobre a volumetria do estádio, nada tenha oposto a obras como o "Funchal Centrum" ou o "Várzea Park" no Amparo, só para nomear alguns. Coincidências? Alguém ainda acredita nelas...


 
Fonte: Diário de Notícias, 22/10/2008

5 comentários:

Boris disse...

«Na minha opinião não faz sentido estádio fechados tipo caixa de fósforo. Temos uma insolação e uma temperatura média anual única que potencia as actividades ao ar livre. É nisso que a arquitectura do estádio tem de se basear. Naturalmente que na Madeira também chove e portanto o estádio terá de ser coberto sem que na minha opinião seja necessário algo muito rígido e pesado.»

Desculpa lá Luís Miguel, mas não resisti em colocar esta pérola que li no fórum do Marítimo. A questão da "insolação" fez-me rir como não ria nos últimos tempos. Fez-me lembrar um antigo colega meu que falava da "insularidade" como se fosse um fenómeno causado pelo excesso de exposição solar!... hehehe

Luísa Henriques Gouveia disse...

Oh Boris, tu também não deixas passar nada! És um peste!

Luis Miguel disse...

Mas por acaso está linda... :D


Agora mais a sério, isto é uma vergonha. Basta ver as declarações do AJJ hoje. Incrível. Alguém ainda acredita em estádios e promessas?

Pffuufff...

Unhanegra disse...

Estou contra este estádio como sempre estive contra aquela loucura que fizeram na Choupana. (embora ache que sendo o Marítimo uma SAD em que 40% é do G.R., deveria esta tirar mais benefícios que os outros clubes). Fico parvo com todo este processo, ainda mais por ser constantemente adiado pelo G.R. Os maritimistas deveriam ter a coragem de manifestar o seu descontentamento no próximo jogo em que estiver presente o AJJ.

Duarte Gouveia » Blog Archive » Um estádio para o Marítimo disse...

[...] http://www.cantinhodomundo.com/desporto/um-estadio-uma-promessa-uma-vergonha http://www.cantinhodomundo.com/madeira/estadio-adiado-iii Pretendo escrever em breve artigos [...]