terça-feira, setembro 30, 2008

Paul Newman (1925-2008)

 


Actor, autor, argumentista, director, produtor e generoso filantropo, assim se definirá Paul Newman. Aos 83 anos, depois de no ano passado ter anunciado a sua saída do mundo do cinema, não resistiu a um cancro de pulmão. Morreu em casa, junto da sua família, com queria, depois de há de um mês o próprio ter decidido interromper os tratamentos de quimioterapia a que estava a ser sujeito num hospital de Nova Iorque.


Nascido num subúrbio de Cleveland, a 26 de Janeiro de 1925, foi aos 26 anos que começou a dar os primeiros passos na actuação. Ao longo dos 50 anos que seguiram, Newman interpretou papéis memoráveis em filmes como "Gata em Telhado de Zinco Quente" (1958), "The Hustler" (1961), "Butch Cassidy and the Sundance Kid" (1969), "The Sting" (1973) ou "Torre do Inferno" (1974). Recebeu dez nomeações para os Óscares ao longo da sua carreira, tendo finalmente sido distinguido em 1987 com o Óscar para melhor actor principal pela sua interpretação em "A Cor do Dinheiro". Além da carreira de actor, Newman realizou ainda quatro filmes, todos com a participação da mulher Joanne Woodward, com quem estava casado desde 1958.


O mundo despede-se do "Mr. Blue Eyes", com a certeza que o seu nome e obra não serão esquecidos.

1 comentário:

Dinarte Freitas disse...

Amigo, não consigo encontrar um endereço electronico. Gostaria que pussesses neste site o link do videoclip da musica do meu filme que esta no youtube. Intitula-se TUDO ME DOBRA PENA com voz de Vânia Fernandes. Um abraço

Dinarte