sexta-feira, agosto 01, 2008

Notas de Fim de Semana

 
Michelle Larcher de Brito


Agosto é provavelmente, de todos os meses do ano, aquele que mais cheira a férias - o que para os portugueses significa fazer ainda menos daquilo que habitualmente já não costumam fazer...


O Rali Vinho Madeira está na estrada. Vrum, vrum! Todas as notícias aqui.


O Marítimo ganhou ontem por uma bola a uma equipa venezuelana, num estágio que tem sido marcado pela falta de jeito dos responsáveis lá do sítio em organizarem uma coisa como deve ser. Por falar no Marítimo, o estádio vai avançar mesmo, contra todas as previsões daqueles que tudo fizeram para que ele não fosse uma realidade. O anúncio do concurso internacional do novo "Arena" foi publicado anteontem com prazos definidos e bem delineados. Já imagino a bola a rolar no novo estádio.


E o que dizer da Michelle de Brito (na imagem em cima)? Aos 15 anitos já está no circuito profissional do ténis mundial e já mede cartas com as tenistas mais cotadas. Só este ano já bateu várias tenistas do Top 50, incluindo um jogo memorável com a Serena Williams, em que perdeu por muito pouco. Depois do último torneio do Canadá é já a n.º 132 no ranking, o que a faz a primeira tenista portuguesa a alcançar tal proeza. Os especialistas dizem que, atendendo à sua qualidade, evolução e idade, dentro de 1 ano Michelle estará à beira do "top 20". Fantástico.


Ah... é verdade, os "Ases" foram hoje notícia no Diário. Vá lá que foi com uma vitória. Nada mau!

2 comentários:

Fábio Correia disse...

Boas!

Venho cá deixar um comentário a um assunto que trazes neste post, sobre o "Arena do Marítimo".

O nome designado para o futuro estádio dos barreiros é sempre discutivel.
O que vim mesmo aqui comentar é o esboço do futuro estádio, o que me parece não ter nada de moderno, e até faz lembrar os velhinhos estádios demolidos para o Euro2004. Ora, já que vamos gastar dinheiro, vamos fazer uma coisa em condições! Há novas tecnologias, há novas formas de fazer arquitectura, e para além disso, é preciso que quem vai desenhar o estádio, tenha a consciência de ir lá ao estádio (se nc foi ver um jogo lá, o que já é de si muito perigoso!) e sentir o que há de único neste estádio dos barreiros, Refiro-me principalmente à vista que oferece.

Já vi alguns jogos do CS Marítimo naquele estádio e maravilhava-me não só pelo o jogo, mas pela paisagem (porque há sempre o tempo do intervalo para olhar e apreciar) que existe. Tempos após comecei a recear do que poderia ser aquele recinto, caso fosse demolido/remodelado, se o prazer de olhar a paisagem se mantia, se o estádio continua presente para quem está lá fora, mas parece que os sr. arquitectos ou sr. engenheiros, não andam pra i virados, parece-me um estádio fechado pra si, uma muralha para não entrar na arena,e perde-se tudo o que há de bom, que bem se podia aproveitar.

Tenho uma sugestão de um estádio inspirador para este novo: o Estádio do Dragão do FCP.
É um estádio amigo do ambiente (produz a energia que consume!), é aberto (permite que o vento "invade" o estádio e faça a ventilação da relva, do estádio, boa?), e quem está lá dentro vê o que está fora, e quem está lá fora, vê lá pra dentro (aproveita a paisagem!).
Outras das coisas que sugiro, é o seguinte: a Madeira têm estádios de futebol, portanto pode-se mandar tudo abaixo e ir jogar para outro estádio! Digo isto porquê? Porque se o estádio é para 9000 pessoas, e a zona do relvado não é aproveitada para escavar (sim,pq nao há perigo de entrar água das ribeiras) para meter + parque de estacionamento, vamos fazer um estádio novo, que é para os carros continuarem a estar no meio da estrada, quando houver jogos? Vá, vamos lá ter consciência das coisas. Podem dizer, ai ai mas parque de estacionamento debaixo da zona de relvado, ai ai não dá e não sei quê! Epa!! Vão ver estádios pelo o mundo fora, e vejam se não existe. Há tecnologia pra se fazer, usa-se!

Há muito terreno ali e dá para tudo o que querem no estádio "comercial" portanto, srs arquitectos e srs engenheiros mexam essa cabeçinha e façam qualquer coisa à mercê do Club Sport Marítimo!

Eu sou um estudante de arquitectura e entristece-me ver estas coisas dos já srs arquitectos e srs engenheiros com uma ideia de um estádio que podia ser bastante ambicioso, e está a ser um estádio normaleco!

Por favor, façam um estádio novo mas mantenham as relações dos ambientes existentes.

Luis Miguel disse...

Eu percebo as tuas preocupações. Seja como for, aquilo que vimos no diário é um mero esboço académico e não o projecto em questão, creio eu. Só mesmo analisando-o é que poderemos formular algum juízo mais preciso.

Com algum engenho arquitectónico, criatividade e aproveitamento das novas tecnologias, não tenho dúvida que se poderia fazer algo de muito bonito e bem enquadrado na zona. Este é o meu desejo. Mas vendo o que se passa um pouco por toda a ilha, não deixo de recear mais um "monstrengo" de betão.

Mas a ver vamos...