quarta-feira, agosto 27, 2008

Hipocrisias

 
(Foto: Gleb Garanich/Reuters)


Dois exemplos. Um de fora, outro local.


Apesar da recusa da NATO e da UE em reconhecer a independência da a Ossétia do Sul e a Abkházia, considerando tal como uma violação directa de várias resoluções da ONU sobre a integridade territorial da Geórgia, a Rússia mantém a sua decisão de "defender" as duas repúblicas separatistas, através da manutenção de tropas russas no território georgiano e apela ainda aos outros Estados para que sigam o seu exemplo.


Já agora, gostava de saber se esse apelo é extensível à Tchechénia.


 


No último ano e meio, sensivelmente, o DN-Madeira tem sido inestimável da denúncia da extracção das terras das ribeiras da Madeira. E, o Cantinho não é excepção, reproduzindo muitos dos alertas do diário.


Ontem o DN pegou nas palavras do Dr. Costa Neves, vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal que, dada a proximidade do Inverno, "alerta para a necessidade de uma suspensão imediata e controlada da remoção de inertes que pode pôr em causa a segurança do concelho e infra-estruturas de importância estratégica como a Central Termoeléctrica da Vitória, responsável pela produção de cerca de 65% da energia consumida na ilha". A central é na dos Socorridos, uma das ribeiras da Madeira de maior volume de caudal de água.


Há fotos. Há denúncias. Há camiões a circular nas estradas da Madeira carregados de terra e areias. Há alguma medida tomada? Há autos levantados? Há autuações? A Secretaria do Equipamento Social remete-se ao silêncio.

Sem comentários: