segunda-feira, maio 12, 2008

Sucesso Marítimo

 

(Foto: ultrastemplarios.blogspot.com)


Depois de um período mais conturbado e de forte contestação nas hostes maritimistas, esta época revestiu-se indiscutivelmente de sucesso. Ontem a equipa principal do Marítimo, já com a presença na Taça UEFA para a próxima temporada, despediu-se em beleza do campeonato com uma vitória frente ao Leixões, e roubou na recta final o quinto lugar ao Vitória de Setúbal.


Graças à vitória alcançada em Matosinhos o Marítimo igualou esta época a sua melhor classificação de sempre no principal escalão do futebol português. A primeira vez que tal aconteceu foi na temporada 1992/93, com a equipa então orientada por Paulo Autuori a conseguir o primeiro apuramento europeu para as cores verde-rubras.


O Marítimo termina ainda com um registo muito interessante. Catorze vitórias (sendo 6 fora de portas), 46 pontos no total, e um 'goal-score' de 39 golos marcados contra 28 sofridos (conseguindo pela primeira vez marcar mais golos fora de casa que os sofridos: 18-16). E como nota importante, estes 46 pontos permitem a que o Marítimo se qualifique para uma competição europeia por mérito próprio, sem sequer necessitar dos seis pontos retirados ao Belenenses.


A este óptimo sucesso, acresce ainda os títulos regionais de campeão alcançados pelas camadas jovens do clube (infantis, futebol feminino, futsal), e para o mais recente campeão nacional em andebol, numa jornada histórica no sábado, onde venceu o ISMAI em duas mãos.


A equipa de andebol masculino sénior do Marítimo, mesmo perdendo em casa frente ao ADA Maia-ISMAI por 2 golos de diferença, beneficiou do maior 'goal average' conseguido na primeira mão, e sagrou-se Campeão Nacional da 1º Divisão, frente a um público que encheu por completo o pavilhão e que não poupou aplausos à equipa. O Marítimo, que nunca fora campeão nacional em seniores, assegurou também uma inédita presença europeia, na Taça Challenger.

Sem comentários: