Em 1976, nos Estados Unidos da América, na noite da passagem de ano, um gang cerca e assalta uma estação de polícia, para resgatar um preso.
Em 2008, a Esquadra da PSP de Moscavide é invadida por um grupo de 10 a 15 homens com o intuito de impedir que um jovem apresentasse queixa contra algum ou alguns dos seus membros.
Duas boas premissas para dois filmes interessantes, à boa maneira de Hollywood. A primeira intitula-se "Assault on Precinct 13" do mestre John Carpenter, inspirado que "riots" que puseram a cidade de Detroit a ferro e ferro.
O segundo, embora algum dia possa chegar ao grande ecrã, é um caso bem real, sucedido na 35º esquadra da cidade de Lisboa. Ontem, por volta das 17 horas, e enquanto prestava declarações perante o único polícia presente naquele momento na esquadra, a estação foi tomada de assalto por um grupo de indivíduos que o agrediram e o enviaram para o hospital.
Depois desta, há tanta coisa que podemos apontar: falta de recursos humanos, quebra de valores, desrespeito institucional, etc, etc, etc! Mas esta realidade, embora não devemos generalizar, deixa-me perplexo, que nem numa esquadra exista segurança!

1 comentário:
Eu diria, caro amigo, que isto, é apenas o princípio...
Enviar um comentário