quinta-feira, novembro 01, 2007

A Segunda Vida

A conferência de Teixeira dos Santos no "Second Life"

O Second Life (SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Dependendo do tipo de uso que o utilizador quiser dar, pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "Second life" significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal" ou "real".

Este ambiente virtual, criado em 2003 pela empresa de Philip Rosdale, a "Linden Research, Inc", tem recebido ultimamente muita atenção dos media internacional, principalmente as especializadas em informática, pois o número de usuários cadastrados e também os activos têm crescido significativamente, e ainda cresce em forma exponencial.

O Second Life cada vez mais se transforme numa segunda vida, na qual se pode voar e, para estar num lugar diferente da sua casa, basta um clique. Festas, encontros com amigos, lojas em que se pode comprar não só roupas, mas peles para o seu corpo, cabelos magníficos ao seu gosto e até feições, que ajudam a ficar com um visual mais próximo daquele que se almeja. E essas são apenas algumas das características encontradas por quem embarca no mundo do Second Life, onde muita gente – cerca de 8 milhões de pessoas, segundo o site oficial - solta a imaginação, buscando viver o que a realidade não permite. E oito milhões de pessoas é muita gente.

E de vez em quando há acontecimentos no Second Life, que vêm colocar em dúvida, o estatudo de "segunda vida". Desde a instalação de centros de campanha oficiais das candidaturas de Obama e Hillary Clinton nos EUA nas ilhas do SL, ao nosso bem luso, ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que esteve ontem na sessão de recepção aos novos alunos da licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e cuja conferência sob o tema "O Estado e a Economia", que teve lugar no auditório de "real" da universidade, foi transmitida em tempo real para a ilha da Universidade do Porto, no Second Life.

É mesmo caso para dizer... e esta hein?! Visite e registe-se em www.secondlife.com.

Sem comentários: