segunda-feira, outubro 01, 2007

Raios partam o bicho...


Estou com sono! E não é por ser segunda-feira! É por causa de um FDP de um grilo que ontem decidiu acampar debaixo da minha janela do quarto. E cantou... cantou a noite toda!! Mas que raio dá para um estupor dum grilo guinchar toda a noite e não deixar os outros dormir? Foi isso que eu quis saber...

Segundo apurei, apenas os grilos machos produzem sons e fazem-no para atrair as fêmeas para a reprodução. Para isso, os machos possuem uma série de pelos nas bordas das suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra. Cada espécie produz um canto peculiar que varia conforme a época do ano, e que é mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e inicia a fase do cortejo.

Pela canção de ontem, o rapaz andou a noite toda a bater... as asas sozinho. Só me faltava um grilo destes. Que ainda por cima deve estar agora a curtir um bom sonito pela manhã...

3 comentários:

Rui Caetano disse...

Que grilho perturbador. A vida está cheiinha de grilos destes, há que se habituar a eles ou então tentar caça-lo e impor a nossa vontade.

Blueminerva disse...

Porra!!!! Eles andam à solta!
Já vai para uma semana que tenho de levar com um grilo que mais parece, qual grilo falante, um tenor saído de um trecho de Puccini, e ao que tudo indica resolveu acampar perto da minha casa. Ah... e o "meu" grilo afina a voz a partir das 23.00 até o amanhecer.

Anónimo disse...

Acho que não dormiste tão bem foi por não estares tão bem acompanhado como na noite anterior! Eheheh

Deixa o diabo do grilo. Até é agradável ouvi-los...ao contrário do estupor do gato que anda na tua vizinhança....