quinta-feira, setembro 13, 2007

Soltaram os cães...


Ontem Luiz Filipe Scolari perdeu a cabeça e largou um "amigável cafuné" no defesa sérvio Dragutinovic, no final do jogo entre Portugal e a Sérvio, que acabou com um miserável empate (1-1).

Não vou voltar aqui a repetir o que desde ontem à noite tem sido esmiuçado até à exaustão. Sim é lamentável. Sim não pode acontecer, sobretudo partindo daquele que tem a obrigação de impor disciplina e exemplo aos jogadores. Sim é errado, demonstra falta de "fair play" e compromete a cada vez mais frágil imagem portuguesa. Sim a tudo.

Mas, pior que isso, no meu entender, é o querer já fazer o funeral do Scolari. Realmente costuma-se dizer que as pessoas são de memória curta. Esquecem-se que foi este mesmo homem que levou Portugal a uma final europeia e a uma meia-final no Mundial. Que tem conseguido impor respeito à selecção nacional Portugal por esse mundo fora. Não é um treinador perfeito, tem as suas falhas e convicções, por vezes erróneas, mas não deixa de ter valor e já deu a Portugal muito mais que outros "tugas" bem pintados.

O homem errou e já andam todos a pedir um pedaço do homem. São os jornais, comentadores televisivos, até pessoas com alguma influência no meio. Foi curiosamente Luis Filipe Vieira (tão polémico por vezes) que veio trazer algum bom senso aqueles que já querem por o homem na cruz. Errar é humano. Compreender e perdoar é que não é para todos. Sobretudo para os ingratos, para os frustrados e para aqueles que só querem ver os outros a cair.

Scolari hoje pediu perdão aos portugueses. Por mim estás perdoado. Agora vamos levar Portugal ao Aústria/Suiça 2008, mesmo que este país não mereça...

4 comentários:

Rui Caetano disse...

O homem errou e só erra quem é humano, por isso, o mais normal de um humano é perdoar o outro. No entanto, apesar de considerar que o nosso Seleccionador está perdoado, ele, com aquela atitude intempestiva grave, abriu um precedente grave no futebol. O que dirá ele quando um dos seus jogadores agredir um adversário? O que dirá quando um dos adversários agredir um dos nossos jogadores? Os erros assumem-se, são perdoados, mas existem consequências para a imagem, já pouco famosa, do nosso futebol que não têm retorno possível.
Apesar de reconhecer o grande trabalho do nosso Seleccionador, perante o sucedido, não havia outro caminho senão a demissão. Aí sim poderíamos dizer que o senhor Scolari assumiu as consequências.

Anónimo disse...

Agora vai cair a máscara a muitos que supostamente apoiavam Scolari, mas tudo não passava de fantasia!
É vergonhoso o chinfrin que se fez na comunicação social. Como se fosse a primeira vez que os nossos queridos atletas tugas andassem à batatada. Então não há coisas mais importantes neste rectângulo plantado à beira mar?
Sinceramente, demissão não. Mas se ele quiser sair, que saia depois do apuramento (ou do não apuramento). Neste momento a equipa precisa de estabilidade e não é com demissões que lá chega. Poucos percebem isso...

amsf disse...

A fotografia da p. 9 do DN (07/09/14) é emblemática do que se passa na Madeira. Casa de S. João de Deus (Trapiche) organiza "Jogos sem vícios"...curiosamente as T-shirts usadas são partidárias (PSD)...não haveria outra forma de vestir os participantes!?
Irónicamente, estes jogos como quase todas as actividades na Madeira têm o VÍCIO de serem aproveitadas políticamente pelo PSD/M!

Anónimo disse...

Bem....mas o que é que isso tem a ver com o Scolari, caro amsf?