quinta-feira, setembro 27, 2007

Portugal e os seus Idiotas


Há uns anos atrás vi um filme do Lars von Trier chamado "Os Idiotas". Trata-se de um grupo de pessoas perfeitamente normais que decidem passar-se por atrasados mentais, para criar anarquia por onde quer que fossem. Como o título indica era um filme idiota.

Mas ao mesmo tempo obrigava-nos a reflectir sobre a estupidez humana. E, de facto, há muita estupidez por esse mundo fora. E Portugal não é excepção. A última que tive conhecimento foi a vandalização de um cemitério judaico em Lisboa, por um grupito de atrasados mentais (estes a sério mesmo, não estão a fingir), que acharam engraçado desenhar suásticas nazis nos túmulos dos defuntos que lá jazem.

Dois putos, um de 16 e um de 22, já foram detidos pela PSP e apresentados ao Juíz de Instrução Criminal. O que, como no filme, nos leva a pensar como é que, 50 anos depois, ainda há gente que cai vezes sem conta no mesmo erro. Gente capaz de cometer estas barbaridades que, não só chateiam os vitimados, como desgraçam os ofensores. Vá-se lá entender...

1 comentário:

Rui Caetano disse...

É verdade. o mais grave é ainda o facto de os agressores, como aconteceu há dias, aguardarem julgamento fora da prisão, quando tinham em seu poder as fotos de quem deveriam agredir.Uma vergonha. Assim, até parece que quem vence é quem professa a lei do mais forte. E os direitos de cada um que se danem.