quinta-feira, setembro 27, 2007

Portugal e os seus Idiotas


Há uns anos atrás vi um filme do Lars von Trier chamado "Os Idiotas". Trata-se de um grupo de pessoas perfeitamente normais que decidem passar-se por atrasados mentais, para criar anarquia por onde quer que fossem. Como o título indica era um filme idiota.

Mas ao mesmo tempo obrigava-nos a reflectir sobre a estupidez humana. E, de facto, há muita estupidez por esse mundo fora. E Portugal não é excepção. A última que tive conhecimento foi a vandalização de um cemitério judaico em Lisboa, por um grupito de atrasados mentais (estes a sério mesmo, não estão a fingir), que acharam engraçado desenhar suásticas nazis nos túmulos dos defuntos que lá jazem.

Dois putos, um de 16 e um de 22, já foram detidos pela PSP e apresentados ao Juíz de Instrução Criminal. O que, como no filme, nos leva a pensar como é que, 50 anos depois, ainda há gente que cai vezes sem conta no mesmo erro. Gente capaz de cometer estas barbaridades que, não só chateiam os vitimados, como desgraçam os ofensores. Vá-se lá entender...

Enviar um comentário