terça-feira, maio 22, 2007

Ainda estou de férias...


Estivemos num país de gente - pronto, vamos ser simpáticos - de gente LOUCA! Bairros com lojas de cannabis, mulheres a dançar em montras, ao lado de museus de sexo, misturadas com bares e lojas de souvenirs, gente mascarada pela rua, barcos com música a passear. Chineses, indonésios, argentinos e italianos, tailandeses, enfim... uma panóplia de nacionalidades em centenas de restaurantes espalhados pela cidade.

Mas, para mim, a maior beleza deste país abaixo do nível do mar, é mesmo o seu pitoresco "countryside". Fomos ver os moinhos, a famosa fábrica de queijos "Edam", os sapatos de madeira, os diques, sei lá que mais. São tudo sítios lindíssimos, tirados de um postal. Vale a pena a visita.

Falar de Amesterdão é naturalmente falar do "Red Light District". Local de convergência da noite desta cidade holandesa, é algo que não se vê em muitos locais. Estamos a falar de longas ruas à beira dos canais, em que as senhoras em trajes "muito" menores, exibem os seus atributos aos babados transeuntes. O "bairro vermelho" é portanto visita obrigatória (várias vezes)!

Noutro nível, temos as coffeeshops. Não são nada mais, nada menos, que pequenos espaços para uma pessoa poder desfrutar um "fumo" de cannabis, ou bolos deste conteúdo. O pormenor mais delicioso que vi foram coffeeshops com o aviso expresso de "no alcohol"! Lindo.

Mas Amesterdão não é apenas sexo e droga. É igualmente local de enorme cultura. É palco do Zoo mais antigo da Europa, fábricas de diamantes, do fantástico Museu Madame Tussard (dos bonecos de cera), dos passeios pelos canais (embora algo sujos), da casa da Anne Frank (impressionante registo), e de museus - muitos museus! Desde Van Gogh, Rembrandt, à arte moderna do Rijksmuseum, a escolha é ao gosto do freguês.

Outro pormenor incrível de Amesterdão são as bicicletas!!! Muitas bicicletas!! Cerca de 600 mil! Aliás, em Amesterdão é mais provável uma pessoa ser atropelada por uma bicicleta que por um automóvel. Toda a gente anda de bicicleta. Velhos, novos, nacionais ou estrangeiros. Portanto, toca a pedalar!!!


PS. Ainda estou de férias mas o blog não!

2 comentários:

Boris Vi. An? disse...

O Bairro da Luz Vermelha desde os anos 90 que perdeu o seu brilho. Aquilo agora é uma zona por vezes muito mal frequentada.

Gosto da variedade de Restaurante que pululam em Amesterdão, principalmente restaurantes de comida asiática (indonésios, chineses, tailandeses, vietnamitas, indianos, indonésios...).

Os bares das ganzas andam em permanente disputa pela "a melhor ganza do ano". Já que não são permitadas drogas duras, aquela malta trabalha muito bem o produto! Dificilmente esquecerei um certa noite de Amesterdão!

heaven :) disse...

Olá Luis! :) Fantástica descrição da cidade... dá vontade de conhecer! Agora quero ver as fotos desses sítios lindissimos no OLhares :) Toca a publicar! hehe
beijinhos ;)

PS: se não estiveres a ver quem sou, eu digo :) sou a Carla heaven do OLHARES! ;)