sábado, março 24, 2007

A estrela Knut


Knut é um urso polar com três meses e meio, que foi abandonado pela mãe e criado por tratadores, e trata-se da mais jovem celebridade alemã.

Knut roubou o coração dos berlinenses quando, depois de ter nascido em Dezembro, foi rejeitado pela sua mãe Tosca. Um tratador tomou conta dele 24 horas por dia e deu-lhe de comer com biberão. Foi justamente esta decisão que foi criticada por ecologistas, segundo os quais alimentar à mão um urso polar constitui uma violação dos direitos dos animais. Estalou a polémica nos media alemães que interpretaram estes comentários como uma vontade de abater Knut.

Knut foi hoje oficialmente apresentado ao público. Pelo menos 200 jornalistas de todo o mundo amontoaram-se no Zoo de Berlim. Operadores de câmara do Japão, Estados Unidos, Brasil e Finlândia empoleiraram-se para conseguir as melhores imagens e os canais de televisão alemães transmitiram em directo a apresentação de Knut.

Knut também chamou a atenção do público para a ameaça do sobre-aquecimento global à sobrevivência dos ursos polares, devido à destruição dos seus habitats. O ministro do Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, adoptou Knut e aproveitou para apelar ao debate sobre as alterações climáticas, transformando-o no novo símbolo da luta pelo ambiente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que coisinha mais fofinha, é um crime abate-lo...