quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Dueto Mágico

Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto é a garota de Ipanema. Tom Jobim e Vinicius de Moraes costumavam frequentar o Bar do Veloso, no bairro de Ipanema, na esquina da Rua Prudente de Moraes e da Rua Montenegro (mais tarde renomeada para Rua Vinicius de Moraes). Eles sentavam-se numa pequena mesa colocada no passeio, onde trocavam umas "bejecas" com os amigos. Heloísa vivia ali perto, e por diversas vezes ia ao bar do Veloso comprar cigarros para a sua mãe. Inspirados pela sua beleza e pelo seu andar elegante, Vinicius e Tom escreveram "Garota de Ipanema".

Heloísa apenas sobe que tinha sido a musa do maior sucesso mundial da Bossa Nova, dois anos e meio depois. Em Maio de 1966, quando casou com o eng. Fernando Abel Pinheiro, Tom Jobim e a sua esposa foram convidados para o casamento.

Vinicius de Moraes e Norman Gimbel são os parceiros de Tom Jobim na versão em inglês, de 1963, de "Garota de Ipanema". A versão inglesa foi primeiramente lançada no LP "Getz/Gilberto", na MGM/Verve, em 1964.

Entre as várias versões produzidas, a que se segue é verdadeiramente única. A reunião da voz calma e suave de Sinatra, os arranjos de Ogerman, e a viola de Tom Jobim, elevaram a canção a um padrão celestial.



Sem comentários: