sexta-feira, novembro 17, 2006

A morte da modelo

Ana Carolina Reston faleceu aos 21 anos, vítima de anorexia

A modelo brasileira Ana Carolina Reston morreu terça-feira aos 21 anos, vítima de anorexia. A modelo que media 1,74 metros de altura, à data da morte pesava 40 quilos, conseguidos com uma alimentação à base de maçã e tomate. Carolina foi internada a 25 de Outubro com insuficiência renal, tensão arterial baixa, dificuldades em respirar e uma infecção generalizada.

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar que se traduz num baixo peso corporal e stress físico. Trata-se de uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais e afecta sobretudo adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental. Esta doença tem uma taxa de mortalidade aproximadamente de 15% a 20%, uma das mais elevadas entre qualquer transtorno psicológico, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração).

Felizmente alguns países já começaram a tomar consciência da gravidade deste problema. Por exemplo, em Espanha, há bem pouco tempo, foi proibido o desfile de modelos com um índice corporal inferior ao equivalente a 56 quilos para 1,75 metros de altura, com base num critério sanitário estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Em Itália tem estado em debate no parlamento a adopção de medidas semelhantes.

Infelizmente, estas medidas chegam tarde para a infeliz Ana Carolina. Igualmente a imagem promovida pelas revistas da especialidade também não ajudam. E sobretudo na profissão de modelo, a valorização desta é feita pela facilidade com que lhe assenta um vestido, sendo que ganha a mais magra. E estas raparigas fazem de tudo para conseguir as medidas exigidas. Mesmo que isso as mate...

2 comentários:

Cleared For Take Off disse...

Não deixa de ser ela a ter de pensar na sua prórpria saúde.

Por vezes a vaidade também mata, pecado mortal á palavra.

Priscila disse...

A midia hoje influencia muitas pessoas com seus padroes de beleza absurdos.
Porque vocês acham que essa modelo ficou assim ?
Porra meu hoje em dia você vai em um concurdo para ser modelo e eles te olham de cima a baixo e ainda dizem : tem que imagrecer 200g! ¬¬
Aff isso mata qualquer um, tanta menina ai querendo ser modelo
se matando para conseguir isso e ainda falam estas coisas?
Para uma modelo nao é aquela alta magra, linda, que entra em qualquer roupa
e sim uma menina normal
simpatica que se adequada ao seu temanho e peso sem influencia de ninguem!