segunda-feira, outubro 09, 2006

A "guerra" Madeira-Continente

Estalou o verniz entre Alberto João Jardim e José Socrates, presidente do Governo Regional da Madeira e Primeiro Ministro da República Portuguesa, respectivamente. Pelo meio anda metido o ministro da pasta das finanças, Teixeira dos Santos. E tudo por causa de 150 milhões de euros "não declarados".

O Governo de Sócrates decidiu atacar a todo o vapor e em toda a linha o bastião do PSD em Portugal - a Madeira. Aproveitou a imagem de riqueza que a ilha transmite para fora, através de um PIB falseado pelo Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), e que não espelha a verdadeira realidade da ilha, que no entanto, também não é o buraco humano que a oposição PS quer passar para fora.

Rigor deve existir sempre. Sobretudo quando cada vez mais se pede às pessoas para apertar o cinto e pagar mais impostos. Mas tem que haver rigor nesse rigor. E não ataques indiscriminados a uma economia. O Governo de Sócrates, bem como a oposição na Madeira, sabem e conhecem perfeitamente as condições da ilha. Sabem até que ponto o PIB apresentado não representa o poder de compra da população. Sabem-no e escondem-no, permitindo-se "poupar uns trocos" e servir ainda mais os Açores.

Não quero entrar em teorias da conspiração, mas francamente não vejo esta a estratégia correcta para ganhar as autárquicas ao PSD na Madeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que o governo de Sócrates está a fazer à Madeira é simplesmente vergonhoso e descriminatório.

Estão a mentir ao País e à Madeira, com a ajuda da comunicação social.

Dizem que a lei é para cumprir por todos, mas só aplicam esta máxima quando lhes convém. Dizem que o país está à rasca e que a Madeira tem de ser "solidária" (que espécie de solidariedade é esta que vem imposta por outros de fora?), mas gastam dinheiro em TGV's, aeroportos que não são precisos (segundo parece para beneficiar outros interesses)...

Além disso, até hoje os Açores têm recebido praticamente o mesmo dinheiro que a Madeira, com alguma descriminação positiva. A Madeira desenvolveu-se mais que os Açores nestes anos. Acho que alguém devia vir explicar o que foi feito ao dinheiro que tem sido enviado para os Açores. Mas não... estamos em Portugal, por isso dá-se ainda mais dinheiro, para ir para os bolsos de alguém e a R.A. dos Açores ficar na mesma. E não venham dizer que é por ser 9 ilhas e que estão mais distantes que o continente. Isso não é justificação suficiente.

Por mais que tentem negar, este é um ataque orquestrado pelo PS e PS-M contra a Madeira, os madeirenses, o PSD-M e Alberto João Jardim, para conquistar o poder regional a qualquer custo e sem se importar com os danos que podem originar na vida de cada um e de todos os madeirenses.

É uma infelicidade o país ser governado por esta gentalha. Não é só a Madeira que vai afundar, aquela gente vai dar cabo do país. Quando penso que não se pode descer mais baixo, eis que alguém descobre uma maneira. Mas não me cheira que vão ganhar as eleições autárquicas e/ou regionais assim. Acho que até vão ver o efeito oposto. Se pensam que nos vergam assim tão facilmente, vão ver que os madeirenses (excepto a gente do PS-M) não andam com o rabo para o ar, virado para Lisboa (AJJ dixit).

É caso para perguntar: porque é que a Madeira não foi descoberta pelos espanhóis, ingleses ou holandeses? Faríamos parte de países mais desenvolvidos, com outra mentalidade que não a mentalidade portuguesa mesquinha...