terça-feira, setembro 12, 2006

Mais que um clube...

(Foto: Stu Forster/Getty Images)

O Futbol Club Barcelona sempre recusou usar publicidade nas suas camisolas. Apesar de ser um dos mais ricos e rentáveis clubes do mundo, nunca utilizou ou quis utilizar a forma mais mediática de promoção (e da consequente angariação de dinheiro) - o centro da sua camisola azul-grená.

Mas, ao fim de 107 anos de existência, a camisola mais pretendida do mundo comercial, tem finalmente "dono". Mas não se julgue que é uma qualquer empresa multinacional, multimilionária. Ou um qualquer logo de um qualquer multibilionário. Não. Pois não.

O Barcelona, o colosso do futebol mundial, ostenta orgulhosamente nas suas camisolas, o logo da UNICEF - United Nations Children’s Fund (Fundo das Nações Unidas para a Infância, em português), a agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

Como se não bastasse, para além de utilizar camisola com o logo oficial da UNICEF, o Barcelona acordou ainda doar um valor anual a rondar os 1,5 milhões de euros à UNICEF, durante os próximos cinco anos, com o objectivo de auxiliar os vários programas de apoio às crianças do mundo. Por exemplo, neste primeiro ano, a doação do clube espanhol irá suportar os programas na Suazilândia, na prevenção da transmissão do HIV de mães para filhos, para o tratamento pediátrico da SIDA, para a prevenção da infecção do HIV entre jovens adolescentes e para a protecção, apoio e suporte de crianças orfãs e vulneráveis devido ao HIV/AIDS.

Efectivamente... é mais que um clube!

Sem comentários: