terça-feira, agosto 29, 2006

"Striptease" anima funerais na China


A proliferação do "'striptease"' para amenizar os funerais, nalgumas zonas rurais chinesas, tem suscitado um enorme alvoroço. Tudo começou, este ano, com uma reportagem da Televisão Central da China (CCTV), que revelou o uso das representações eróticas em Fonte Quente (Wen Quan), uma localidade de economia afortunada graças aos negócios criados à volta das suas saudáveis águas termais.

Segunda reza a tradição popular na região, quando um ancião morre, os familiares homenageiam-no com um funeral em que não pode faltar nem a música (com uma típica corneta acústica, tocada também nos casamentos), nem encenações de ópera. Contudo, nos últimos anos, as companhias artísticas encontraram uma arma muito mais eficaz para atrair o público e conseguir funerais lotados, o que é considerado como uma honra para o falecido.

Espectáculos eróticos com "'striptease"', chistes picantes e intercâmbios eróticos com o público tornaram-se habituais e arrastaram para os enterros centenas de operários migrantes deslocados para a próspera zona, situada na Província Oriental de Jiangsu. Afastados de casa, os operários vão aos funerais de aldeia em aldeia, em busca de satisfação gratuita. Quanto mais remota e pequena é a aldeia, explica a reportagem da televisão, mais picantes são os enterros, com nus integrais de actores e actrizes, e aproximações eróticas aos espectadores que deixam muita gente boquiaberta.

Como manda a tradição, as famílias mais poderosas mostram o seu estatuto contratando duas companhias que competem em talento não só musical, como tradicionalmente, mas também erótico. Na aldeia de Kongbai, por exemplo, uma actriz de uma das companhias saltou para o palco e tirou a roupa, o que levou uma concorrente da companhia rival a levantar a saia e tirar as calças.

Após a transmissão da reportagem, a resposta do governo não se fez esperar e cinco organizadores de "striptease2 foram detidos, enquanto alguns responsáveis locais foram suspensos.

fonte: DN Madeira

Sem comentários: