quinta-feira, julho 13, 2006

A estranha província...


Quang Nam é uma província na costa centro-sul do Vietname. Tem como cidade capital Tam Kỳ, e tem cerca de um milhão e meio de habitantes espalhados por uma área de 10406 km². Esta província tem dois patrimónios mundial da UNESCO: a antiga cidade de Hội An, e o complexo do templo de Mỹ Sơn. Também pertence à "World Heritage Road" que faz a conexão com os outros patrimónios da Humanidade no Vietname central. Mas não por isto que vos falo de Quang Nam.

Quang Nam é também um local de acontecimentos altamente bizarros. Não acreditam? Pois dar-vos-ei dois pequenos exemplos.

Esta província é o lar de Hai Ngoc. Este homem de 64 anos tem uma característica muito, muito especial: desde que apanhou uma febre em 1973, nunca mais conseguiu dormir. Já são 33 anos de insónios, qualquer coisa como perto de 12 mil noites sem pregar o olho. Como se tal já não bastasse, este homem, apesar de não dormir apresenta uma saúde de ferro, segundo noticia o Than Nien News.

Nas suas palavras: «Não sei se a insónia tem algum impacto na minha saúde, o que é certo é que continuo saudável e consigo desempenhar todas as tarefas da quinta". Para provar que ainda está para as curvas, o vietnamita carrega dois sacos de 50 quilos de fertilizante durante quatro quilómetros todos os dias. «Já experimentei tomar comprimidos para dormir e medicamentos da medicina tradicional vietnamita, mas nada resultou. Nem sequer uns minutinhos consigo dormir», diz Ngoc. Os médicos que o observaram dizem que tem uma saúde de ferro.

O outro caso famoso desta provincia é do jovem chamado Mai Phat Sau Nghin Riou, que em português significa "Multa de Seis Mil e Quinhentos". Como? Pois, não há erro, é mesmo assim. Mai Xuan Can, o pai do jovem, já tinha um filho primogénito. Acontece que no Vietnam há uma penalização de 6,5 mil dongs para casais que têm mais que dois filhos. Em protesto contra a referida medida, deu o nome ao filho em função do valor da multa.

Desde 1999 que o governo local tentou convencer Can a trocar o nome do menino, já que este era freqüente motivo de brincadeiras na escola, na província de Quang Nam. Apenas agora, 19 anos depois, e após certas contrapartidas que não foram divulgadas, o pai Can aceitou alterar o nome do filho, que adotou o novo nome de Mai Hoang Long, que significa "Dragão Dourado".

E esta hein?

Sem comentários: