segunda-feira, junho 26, 2006

Uma questão de fé


Ontem foi um dia especial na vida do meu primo. Então não é que o rapaz crismou-se? Pois é. Deu, por sua livre e espontânea vontade, um passo importante na sua vida religiosa.

Para quem não sabe, o Crisma ou Confirmação é um dos sete sacramentos da igreja cristã, em que o fiel recebe, através da acção do bispo, uma unção com o "óleo da crisma" e os "sete dons" do Espírito Santo.

Para receber o Crisma a pessoa necessita de um padrinho, que é a pessoa que deve orientar o crismado na fé e servir de modelo de vida cristã para o mesmo. E advinhem quem o rapaz escolheu? Pois... eu mesmo! Que responsabilidade! Agora sou lá algum modelo de vida a seguir? Ai rapaz... onde tu foste te meter.

Aparte destas considerações, a cerimónia até correu bem. O senhor Bispo fez o favor de "politizar" o seu discurso, vociferando contra os "Códigos Da Vinci" deste mundo, alertando para a necessidade da prática cristã, dos rituais católicos, da defesa da Igreja contra os seus detractores; falou de Israel, de um lago com marés, a barca de São Pedro, de Jesus que dormia enquanto vinha a tempestade, de Pedro (antes de ser santificado) duvidar das intenções de Cristo, dizendo que este não se importava que estes morressem, da forma como Cristo fez amainar a tempestade (estilo a Storm dos X-Men)... e sei lá que mais. Pelo meio, lá se ouvia a voz do pároco da Igreja celebrante, que mais parecia que tinha uma batata na boca (lembram-se do Muggles do Dick Tracy?... anda lá perto), a ditar os procedimentos que se seguiam na celebração desta festa.

Estava eu em "controlo-remoto" quando, de repente, uma frase despertou-me da minha letargia: "quem quiser contribuir para a Igreja ou oferecer agradecimentos ao senhor Bispo, que o faça agora". Abri os olhos muito admirado! Já há muito tempo que não partilho da experiência da celebração da missa, é verdade. E havia esquecido desta fase da cerimónia que, sem dúvida, muito tem de religioso e santificado. Por outras palavras: toca a dar um pouquito do dinheirito que ganham se faz favor.

Dei por mim a olhar à volta. Via as pessoas compenetradas naquilo que estavam fazendo. Sorrisos largos e olhares satisfeitos pela oportunidade de dar uma esmola à senhora que passava com um cesto vermelho nas mãos, que ia recolhendo a generosidade dos fiéis presentes. Naquele instante veio-me à memória o Vaticano. O luxuoso Vaticano. O Vaticano dos espólios de guerra, o Vaticano das obras de arte de valor incalculável, o Vaticano das riquezas doadas, expoliadas, outras recuperadas. Veio-me à memória o invejável património da Igreja Católica.

Esfreguei os olhos na vã esperança de acordar. Notei as vestes impecavelmente dispostas do sr. Bispo e seus adidos. Reparei nos vitrais, nas paredes generosamente ornadas, na excelência da modesta casa do Senhor. Na senhora da recolha das esmolas e no seu olhar reprovador pela minha recusa em partilhar o vil metal naquele solene momento.

Fiquei a pensar: a tua casa Senhor... É paga?

Francamente, mas porque raio precisa esta gente de ainda pedir dinheiro? Mais dinheiro! Quando deveriam ser eles próprios os primeiros a distribuir - e não a pedir. Alienassem metade (apenas metade) do que possuem, e resolviam de uma vez só com toda a fome deste mundo. Ah é verdade... que estupidez a minha... a fome é ateia. Lamento caros senhores, mas ainda sou muito novo para comprar um "T2" no Céu.

Mas que não fiquem com dúvidas. Percebi finalmente que tudo na vida é mesmo uma questão de fé.

3 comentários:

Anónimo disse...

Os "agradecimentos" que o Bispo merece não são em Euros... era num papel para ele assinar, com o seu pedido de demissão com efeitos imediatos!

Os "agradecimentos" que ele quer são na forma de um indivíduo do sexo masculino, disposto a fazer o que ele quiser...

Já agora, o Crisma é um Sacramento Católico. Não sei se abrange as outras Igrejas Cristãs (ortodoxas, protestantes, etc.).

Unknown disse...

Fica corrigido, porque efectivamente não abrange todas as Igrejas cristãs, mas sim em particular a Igreja Romano-Católica.

Anónimo disse...

xA Igreja é "apenas" uma instituição que usou desde sempre o nome de Deus para abusar do poder que lhe foi conferido pelos seres que nela procuraram resposta para as suas angústias... Mas espero que as acções que ela pratica e os rituais que exige não vos abale a fé, amigos...Seja essa fé em que Deus for...