sábado, junho 24, 2006

Mas orgulho do quê?


Antes que me batam, amaldiçoem-me, insultem-me, deixem-me esclarecer que a crítica que vou fazer, em nada tem a ver com quaisquer opções de vida que as pessoas têm ou deixam de ter. Tem a ver com a atitude que se tem perante essas mesmas escolhas.

Pois bem, hoje é o "Dia do Orgulho Gay", que é assinalado com uma Marcha Nacional, entre o Marquês de Pombal e o Rossio, em Lisboa, e um Arraial, organizados por várias associações de gays e lésbicas.

A minha pergunta é muito simples: orgulho do quê? De quê? Que raio de orgulho se pode ter perante uma escolha sexual? Alívio, ainda vá lá. Conforto e bem-estar, por assumir a sua natureza e vontade. Tudo bem. Agora orgulho?

Eu sou heterossexual. Mas não ando por aí feito parvo a dizer: "tenho muito orgulho, vejam como sou heterossexual"! Que raio de pensamento é este? Se todos nós, pessoas que pensam, racionais, defendemos a liberdade de escolha sexual, encarando a homossexualidade como algo perfeitamente natural, que apenas se prende com uma questão de gosto e de escolha, agora vamos para aqui andar a apregoar o "orgulho" dessa mesma naturalidade?

Perdoem-me a comparação, mas se existe o dia do "orgulho gay", também quero o dia do "Opel Astra GTC". Tenho muito orgulho no meu carro. Vamos nós, orgulhosos possuidores de um Astra GTC, manifestarmo-nos nas ruas, em marcha. Será que dá para perceber o ridículo da situação? Eu percebo...

4 comentários:

Anónimo disse...

Já foi proposta a criação do Dia do Cão, portanto nada espanta...

Mas, se isso acontecer, quero que haja o Dia do Gato e o Dia dos Periquitos. Também tenho orgulho neles...

Isto já para não falar do problema que se criaria com a discriminação dos outros animais (porque não o Dia da Minhoca ou o Dia da Mosca?)...

Em relação ao "Dia do Orgulho Gay" (ou o Dia do Pan..eiro, como preferirem), concordo que é apenas uma questão de escolha sexual e que ninguém tem de andar a espalhar isso aos sete ventos. Mas, pelo menos para mim, faz-me uma certa confusão ver dois homens na rua de mão dada e ao beijos... O que não quer dizer que se deva impedi-los de fazer isso, afinal estamos ou não num país livre? (Já sei que algumas pessoas vão dizer que é uma opinião retrógrada, blá, blá, blá, mas é a minha)

Agora, ter um dia de orgulho nisso é como entrar num restaurante e gritar em alto e bom som: "Somos paneleiros e temos muito orgulho nisso!" e depois beijarem-se ali mesmo. Também não seria muito normal um casal heterossexual fazer o mesmo (mudando a frase, obviamente...).

Resumindo: é uma questão que deve respeitar a cada um.

Se calhar sentem-se "ofendidos" porque a sociedade não os trata da mesma maneira que trata uma união heterossexual, mas isso é uma questão de mentalidades, que vai mudando com o tempo. Mas não vejo em que é que este Dia de Orgulho e as correspondentes marchas vêm ajudar para que isso aconteça...

Anónimo disse...

Eu acho.... que como disse um amigo meu....por sinal homossexual.... que a luta deve ser pelo direito à indiferença!!!

Anónimo disse...

A questão é tão simples como esta: estes "dias de...", sejam do Cão , do Orgulho Gay, ou lá do que seja, surgiram por uma razão, correcto? Porque é que não há o dia do Heterossexual ou do Opel Astra ou do Periquito...???Porque estes não foram nem discriminados, nem maltratados nem abusados e postos à margem anos a fio... Alguém ouvia falar no dia Mundial da Sida há bons anos atrás??? Ou da luta contra a Droga? Ou do Cancro da Mama?...Não. Perante a gravidade das situações ou a necessidade que há em travá-las, tal como é o caso da discriminação social devido às escolhas sexuais, raças ou credos ou como o caso dos cães abandonados e maltratados em grande número, entre variadísssimas outras coisas(estou apenas a citar alguns exemplos que foram dados aqui), a sociedade decidiu agir, manifestar-se...e assim surge, como tantos outros, o dia do Orgulho Gay. Ok, talvez se tenha tornado um pouco exagerado, mas não se esqueçam das raízes das coisas, são elas que estão na origem de tudo ou não se chamariam "raízes".(Não, sou heterossexual, se era essa a questão que começava a surgir nas vossas cabeças...:-))

Cleared For Take Off disse...

a falta de auto-estima mostra-se nessas demonstrações de orgulho.

Algo do tipo do Zé Maria ser uma estrela por ter sido um bronco a frente de 10M de tugas.