domingo, março 19, 2006

Em Colisão...

Colisão
Título original: Crash
De: Paul Haggis
Com: Matt Dillon, Sandra Bullock, Don Cheadle, Jennifer Esposito, Brendan Fraser, Terrence Howard, Thandie Newton, Chris 'Ludacris' Bridges e Ryan Phillippe
Género: Cri, Dra, Mis
Classificacao: M/12
Estúdios: Arclight Films
EUA, 2004, Cores, 100 min.


Uma dona de casa e o marido advogado. Um persa que é dono de uma loja. Dois polícias que são também amantes. Um director de televisão afro-americano e a sua mulher. Um mexicano serralheiro. Dois ladrões de automóveis. Um polícia recruta. Um casal coreano de meia-idade... Todos vivem em Los Angeles e, durante 36 horas, vão entrar em colisão. Depois do 11 de Setembro, "Colisão" olha de forma provocadora para as complexidades da tolerância racial na América contemporânea.

Comentário: "Crash" foi o surpreendente vencedor da última edição dos Óscares da Academia de Hollywood. Porquê? Porque "Crash" (Colisão) é um filme extraordinário. Uma história humana, relatada em várias histórias de racismo, insegurança, preconceitos, alienação, imigração, que se cruzam em algum momento do filme. Melhor estreia não podia ter Paul Haggis, que nos deu uma impressionante sequência de personagens que "chocam" uns com os outros, num banquete de sentimentos contrários, tendo Los Angeles como pano de fundo.
Nota: 9/10

Sem comentários: