domingo, março 12, 2006

Carmen ao Ritmo do Hip-Hop


Carmen em Ritmo de Hip Hop" foi um dos maiores espectáculos de sempre promovidos pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística. Esta iniciativa contou com a colaboração de mais de uma centena de alunos, ex-alunos e professores desta instituição de ensino, unidos em palco num evento que se estendeu ao longo de três dias.

A grande preocupação foi aproximar os jovens da música dita clássica, erudita, mas sem "enganar o público", mantendo os originais, sem os alterar, e juntando as problemáticas comuns do dia-a-dia, num enredo onde a tónica é a tolerância, referiu Cíntia Palmeira, responsável pela direcção artística e pelos textos.

O trabalho começou pela selecção de alguns dos temas originais da ópera "Carmen de Bizet" que melhor se adaptavam ao coro. A estes juntaram outros conhecidos de hip hop, num jogo "entre a música que não se ouve, com a que se ouve", explicou. Com esta combinação, o Gabinete pretende oferecer ao público jovem outros géneros, juntando tudo num projecto "mais acessível", até porque o que é clássico "é bom, é intemporal", lembrou a responsável. A coreografia foi concebida por Juliana Andrade, uma das alunas.

Desde os piolhos, à questão das marcas, passando pela comida e pela necessidade de mudar o outro, tudo é apresentado em palco, ao som das vozes dos actores/cantores, do coro e da orquestra.

Na Madeira não há só cinema! Vão ao teatro! Vão ver os espectáculos feitos por gente madeirense dedicadíssima! Não se arrependerão. Têm a minha palavra.

Sem comentários: