quarta-feira, janeiro 25, 2006

O peixe mais pequeno do mundo vive na Indonésia

Cientistas descobrem o peixe mais pequeno do mundo na Indonésia

Uma equipa de investigadores identificou na Indonésia o que diz ser o mais pequeno vertebrado do mundo conhecido até hoje, o peixe "Paedocypris progenetica", que atinge em adulto um comprimento máximo de 7,9 milímetros. Os cientistas esperam ter tempo para conhecer melhor a espécie antes que o seu habitat desapareça.

A espécie, aparentada com a carpa, foi encontrada nas florestas inundadas de Sumatra, informa hoje a revista britânica "Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences".

O peixe de água doce foi descoberto por uma equipa coordenada pelos investigadores Maurice Kottelat, da Suíça, e Tan Heok Hui, do Raffles Museum of Biodiversity Research, em Singapura.

"Este é um dos peixes mais estranhos que vi em toda a minha carreira", comentou Ralf Britz, zoólogo do Museu de História Natural de Londres, que ajudou a analisar o esqueleto do animal.

Durante toda a sua vida, o peixe mantém a aparência de uma larva, é transparente e tem um crâneo muito rudimentar que deixa o cérebro exposto.

"É minúsculo, vive em ácido e tem umas barbatanas bizarras. Espero que consigamos descobrir mais sobre a espécie antes que o seu habitat desapareça por completo", acrescentou.

Segundo os investigadores, o peixe vive num ambiente com uma acidez cem vezes superior à da água da chuva.

Anteriormente acreditava-se que pântanos com estas características albergavam poucos animais, mas investigações recentes revelaram que estes são habitats muito diversificados onde vivem espécies que não ocorrem em mais nenhum lugar.

O peixe mais pequeno conhecido até hoje era o "Trimmatom nanus", com oito milímetros, encontrado na região indo-pacífica e descrito em 1981.

De acordo com critérios científicos, um peixe é pequeno quando atinge a sua maturidade sexual com menos de dois centímetros de comprimento ou quando o seu tamanho não ultrapassa os 2,6 centímetros no habitat natural.

Sem comentários: