Governo espera lançar concurso para a construção da Ota em 2007
O Governo prevê lançar o concurso para a construção do novo aeroporto na Ota em 2007, afirmou hoje o secretário de Estado adjunto e das Obras Públicas, Paulo Campos, na apresentação pública do projecto.
O concurso será lançado em 2007 e deverá estar concluído em 2009 para a construção do novo aeroporto arrancar em 2010, segundo as contas do secretário de Estado. Em 2009, o Governo começará a definir o modelo de gestão dos terrenos da Portela, que será desactivada com a abertura do novo aeroporto, em 2017.
Pessoalmente, não sou contra a construção de um novo aeroporto em Lisboa. Como não sou contra a construção de quaisquer outras obras que melhorem a vida e respectiva qualidade de uma cidade e dos seus cidadãos. O que eu discordo é a forma como se quer impôr a OTA como o único sítio capaz de albergar o novo aeroporto.
E custos de construção? E Custos com acessos? O que vão fazer com o da Portela, que bem recentemente sofreu obras de melhoramento. Será a OTA realmente mais barata? Qual a sua viabilidade comercial? Estará o roteiro internacional/regional bem estudado? Diz o governo que a construção do aeroporto será suportada na íntegra pelos privados? Que privados são esses? E vão igualmente suportar as linhas férreas que já se falam? Ou os novos acessos rodoviários? Quem os paga?
Parece-me que se quer por "o carro à frente dos bois". Num país tão financeiramente apertado, não se pode dar ao luxo de construir mais "elefantes brancos". De tornar a vida das pessoas mais complicada do que já o é. Aeroporto novo, sim! Mas pensado, planeado, estruturado, contabilizado e, só depois, concretizado.
O Governo prevê lançar o concurso para a construção do novo aeroporto na Ota em 2007, afirmou hoje o secretário de Estado adjunto e das Obras Públicas, Paulo Campos, na apresentação pública do projecto.
O concurso será lançado em 2007 e deverá estar concluído em 2009 para a construção do novo aeroporto arrancar em 2010, segundo as contas do secretário de Estado. Em 2009, o Governo começará a definir o modelo de gestão dos terrenos da Portela, que será desactivada com a abertura do novo aeroporto, em 2017.
Pessoalmente, não sou contra a construção de um novo aeroporto em Lisboa. Como não sou contra a construção de quaisquer outras obras que melhorem a vida e respectiva qualidade de uma cidade e dos seus cidadãos. O que eu discordo é a forma como se quer impôr a OTA como o único sítio capaz de albergar o novo aeroporto.
E custos de construção? E Custos com acessos? O que vão fazer com o da Portela, que bem recentemente sofreu obras de melhoramento. Será a OTA realmente mais barata? Qual a sua viabilidade comercial? Estará o roteiro internacional/regional bem estudado? Diz o governo que a construção do aeroporto será suportada na íntegra pelos privados? Que privados são esses? E vão igualmente suportar as linhas férreas que já se falam? Ou os novos acessos rodoviários? Quem os paga?
Parece-me que se quer por "o carro à frente dos bois". Num país tão financeiramente apertado, não se pode dar ao luxo de construir mais "elefantes brancos". De tornar a vida das pessoas mais complicada do que já o é. Aeroporto novo, sim! Mas pensado, planeado, estruturado, contabilizado e, só depois, concretizado.
1 comentário:
É preciso não esquecer que o aeroporto na OTA não tem nenhuma capacidade de expansão no futuro, portanto já é um projecto com morte anunciada.
Além disso, "cheira-me" que existem interesses mais altos nos terrenos da Portela e que querem tirar o aeroporto dali à força.
Ainda por cima, os especialistas dizem que o aeroporto da Portela ainda tem capacidade de expansão.
Mas não... querem fazer um aeroporto bastante longe de Lisboa, que não tem possibilidades de upgrade e numa altura em que o País está nas lonas...
E deitam fora milhões e milhões que podiam ganhar com o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM)! Só com a Yahoo eram 140.000.000 de euros por ano!!!!!!!!
Mas é bem feito para quem votou no Sócrates... agora esperem sentados pelos 300 euros aos reformados, pelas scuts que afinal vão ser "ccuts" (com custos para os utlizadores)...
Agora, para completar com "chave de ouro", elejam uma múmia para Presidente da República...
Enviar um comentário