sábado, setembro 03, 2005

Vomita vaquinha, vomita...

Líquido existente no estômago das vacas permite produzir energia

Os micróbios existentes no líquido de um dos estômagos das vacas, o rúmen, podem produzir tanta energia como a necessária para recarregar uma pilha tamanho AA, utilizada na maioria dos aparelhos electrónicos.

De acordo com um estudo divulgado pela Sociedade de Química espanhola, o líquido do rúmen não se pode utilizar como fonte de energia, mas os seus micróbios podem vir a tornar-se uma "boa forma" de gerar electricidade, à semelhança do que acontece com os microorganismos existentes no estrume.

A utilização do estrume de vaca como fonte de energia não é uma novidade, já que há muito que os agricultores usam o metano produzido pelo gado para alimentar máquinas e luzes, mas é um método dispendioso e que requer combustão prévia.

Segundo os autores do trabalho agora publicado, a electricidade criada a partir dos microorganismos existentes no líquido do rúmen rompe a celulose – um carbo-hidrato que é o principal componente dos alimentos que a vaca come – e esta eclosão liberta electrões.

Para o estudo, os investigadores submeteram uma vaca a um regime alimentar normal e extraíram o seu fluído herbário através de uma cânula. Posteriormente criaram um sistema de câmaras esterilizadas de cristal, dentro das quais conseguiram gerar electricidade.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: