segunda-feira, setembro 05, 2005

Um minuto de silêncio em Estrasburgo

Parlamento Europeu recorda vítimas das recentes catástrofes naturais

O Parlamento Europeu recordou hoje em Estrasburgo as "terríveis catástrofes naturais" ocorridas este Verão, entre as quais os incêndios florestais em Portugal, observando um minuto de silêncio em solidariedade para com as vítimas.

A homenagem, proposta pelo presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, teve lugar imediatamente após o início da sessão plenária desta semana, que marca a "rentrée" política em Estrasburgo.

O minuto de silêncio visou recordar as vítimas de diversas catástrofes naturais ocorridas nomeadamente na Europa, tais como os incêndios em Portugal e Espanha e as cheias na Europa central, bem como as vítimas dos diversos acidentes de aviação verificados recentemente um pouco por todo o Mundo e da devastação provocada pelo furacão "Katrina", nos Estados Unidos.

O início da sessão plenária que decorre entre hoje e quinta-feira vai ser dedicado precisamente às catástrofes naturais que assolaram a Europa, com a assembleia a examinar uma declaração da Comissão Europeia, que deverá abordar fórmulas de ajuda às regiões atingidas.

Para a próxima quinta-feira está prevista a votação de uma resolução sobre a questão pelos grupos políticos do Parlamento Europeu, refere a Lusa.

Na última sexta-feira, numa carta dirigida ao primeiro-ministro português, José Sócrates, Josep Borrell manifestou a solidariedade do Parlamento para com as vítimas dos incêndios em Portugal, frisando que a União Europeia tem capacidade de prevenção e acção "que se deve desenvolver e mobilizar".

De acordo com as mais recentes estimativas do Governo português, os incêndios florestais terão consumido desde o início do ano uma área de 240 mil hectares, quase o dobro da área ardida em 2004 (129.539 hectares), fazendo 17 vítimas mortais, 11 das quais bombeiros.

fonte: PUBLICO

Sem comentários: