sábado, setembro 10, 2005

Saboroso, sem dúvida...

Charlie e a Fábrica de Chocolate
Título original: Charlie And The Chocolate Factory
De: Tim Burton
Argumento: John August
Com: Johnny Depp, Freddie Highmore, Helena Bonham Carter e Richard D. Zanuck


Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico proprietário de uma fábrica de chocolate, que já não recebe visitas há 15 anos. Wonka decide então promover um concurso mundial para escolher o herdeiro do seu império de chocolate. Cinco crianças, entre as quais Charlie, um rapaz que vive com a família numa casa muito pobre, encontram os Bilhetes Dourados em barras de chocolate e ganham uma visita guiada com o bizarro Wonka à lendária fábrica. Charlie fica imediatamente fascinado pelo mundo do "chocolatier" e pela sua estranha personalidade. "Charlie e a Fábrica de Chocolate" é uma adaptação do clássico homónimo de Roald Dahl, realizada pelo inclassificável Tim Burton, que desde o encantamento de "Eduardo Mãos de Tesoura" e "O Estranho Mundo de Jack" aos delírios de "Marta Ataca" já assinou alguns dos maiores cultos cinematográficos contemporâneos.

Comentário: Confesso que não conhecia esta história de Roald Dahl. Mas Tim Burton é sem dúvida um dos meus realizadores preferidos. E se à equação juntarmos o extraordinário Johnny Depp, só poderá sair algo de luxo. E "Charlie e a Fábria de Chocolate" é exactamente aquilo que eu esperava que fosse. Uma história delirante, mirambolesca por vezes, divertida q.b., mas com uma pequena lição de moral impregnada na história. Não há dinheiro, profissão ou objectivo nesta vida, que seja mais importante que a família.
Johnny Depp como Willie Wonka é incrível, eu diria de outro mundo mesmo. Destaco também as divertidas canções e coreografias dos pequenos Oola-Woompas, que povoam a fantástica fábrica de chocolate.
Apenas um aviso: levem algo para comer porque este filme dá fome.
NOTA: 8/10

Sem comentários: