O Governo português vai emprestar 2 por cento das suas reservas estratégicas de derivados de petróleo aos Estados Unidos para este fazer face à escassez provocada pelo furacão Katrina, anunciou ontem o Ministério da Economia. A contribuição será feita, essencialmente, através de crude armazenado no Norte da Alemanha (de 360 milhões de toneladas) sem impacto directo nos "stocks" de petróleo bruto existentes em Portugal, refere o Ministério em comunicado.
Segundo o Ministério, os "stocks" de Portugal manter-se-ão bastante acima dos níveis obrigatórios, não havendo, por isso, qualquer impacto negativo no fornecimento de combustíveis em Portugal. Portugal tem reservas estratégicas de 30 dias de gasolina, 30 dias de gasóleo e 10 dias de GPL (gás liquefeito de petróleo), segundo fonte da EGREP.
Enquanto membro da Agência Internacional de Energia (AIE), Portugal responde assim positivamente ao pedido formulado por esta organização, cujos estatutos prevêem o recurso às reservas estratégicas dos seus membros para fazer à escassez num outro país membro. A Itália e a Alemanha já se disponibilizaram para libertar também parte das suas reservas. O governo norte-americano pediu aos países europeus que cedam gasolina das suas reservas estratégicas de petróleo e derivados para fazer frente à crise energética provocada pelo furacão Katrina.
Só podem estar a brincar!!! Nós, mísero país de 92,391 quilómetros quadrados de área, sem qualquer fonte natural de petróleo, vamos emprestar crude à superpotência que é os E.U.A. ? Sou só eu que acha que algo aqui não bate certo?...
4 comentários:
Não vou jurar mas acho que tal "bom samaritanismo" resulta de compromissos internacionais... pelo menos ouvi algo que apontava nesse sentido!
De facto resulta sim. No entanto não deixa de ser ridícula esta "doação" ao país que mais petróleo gasta no mundo.
Não me lembro de os EUA "darem" petróleo a ninguém...
Eu preciso de gasolina. Será que os EUA dar-me-ão qualquer coisita?
Enviar um comentário