Activistas tentam hoje sensibilizar Sócrates para a luta contra a pobrezaActivistas da campanha "Pobreza Zero" vão pôr a tocar os seus despertadores hoje à noite frente ao Palácio de São Bento, em Lisboa, para "despertar" o primeiro-ministro, José Sócrates, para a luta contra a pobreza.
"Queremos que a luta contra a pobreza no mundo passe a ser prioritária na agenda política do primeiro-ministro e na discussão do orçamento de Estado", disse à Lusa Joana Pires, uma das coordenadoras da campanha em Portugal.
Cada pessoa deverá levar o seu despertador para o pôr a tocar às 00h00 de sábado, e "quem não tiver um despertador poderá levar um tacho ou uma panela", adiantou Joana Pires. "O importante é ter alguma coisa que faça barulho", indicou Joana Pires. Os activistas tencionam também entregar ao primeiro-ministro cerca de mil cartas assinadas através da sua página na Internet. Acções idênticas decorrerão em 75 outros países.
A iniciativa ocorre três dias após a divulgação do relatório do Desenvolvimento Humano de 2005 da ONU, que alerta para a morte no mundo de cerca de 900 mil crianças por mês devido à pobreza.Coordenada em Portugal pela organização não-governamental Oikos, a campanha "Pobreza Zero", que visa mobilizar a sociedade civil para a luta contra a pobreza global, começou em Lisboa no passado dia 1 de Julho com a distribuição de pulseiras brancas e a colocação de faixas.
A concentração de despertadores frente ao Palácio de São Bento insere-se na segunda semana da Banda Branca, que começa hoje e se prolonga até ao dia 14 com actividades em Lisboa. A segunda semana da Banda Branca coincide com a cimeira da ONU de Nova Iorque que se realiza entre os dias 14 e 16. A campanha "Pobreza Zero" é promovida pelas Nações Unidas e por diversas organizações não-governamentais.
Sem comentários:
Enviar um comentário