sexta-feira, junho 10, 2005

Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas


Presidente da República homenageia D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal

O Presidente da República, Jorge Sampaio, homenageou hoje, em Guimarães, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, com o descerramento de uma lápide, contendo uma estrofe do canto III dos "Lusíadas", de Luís de Camões.

Na lápide, que ficou colocada junto à estátua do rei erigida junto ao Paço dos Duques de Bragança e não muito longe do castelo da cidade, pode ler-se a frase "De tudo vitorioso triunfo, velho Afonso, príncipe subido".

Antes da homenagem ao fundador da nacionalidade portuguesa, incluída no programa oficial do Dia de Portugal, que se comemora hoje, o chefe de Estado cumprimentou a população, que o aplaudiu no Campo de São Mamede.

Trata-se de outra área importante para os vimaranenses, dado que ali decorreu, em 1128, a Batalha de São Mamede, que permitiu ao monarca começar a impor a autonomia portuguesa face a Castela.



Os actos do 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, começaram de manhã com a cerimónia do hastear da bandeira nacional, a qual englobou honras militares a cargo da charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana e lançamento de pára-quedistas.

Seguiu-se a homenagem ao primeiro rei português, que morreu há 820 anos, e a inauguração da exposição "Sentidos de Estado" no Paço dos Duques de Bragança, mandado construir no século XV por D. Afonso, ainda antes de receber o título de Duque de Bragança.

Numa das salas do Paço, o Presidente da República recebeu cumprimentos do corpo diplomático, numa cerimónia que culminou com um Porto de Honra. Depois, Jorge Sampaio participou num almoço oferecido pelo município de Guimarães e no qual já esteve presente o primeiro-ministro, José Sócrates.

O momento alto do 10 de Junho decorre às 16h00, com a sessão solene no Pavilhão Multiusos, durante a qual serão entregues as condecorações atribuídas pelo Presidente da República a 59 personalidades e instituições que se distinguiram na vida nacional e local.

Marcelo Rebelo de Sousa, José Mourinho, Catarina Furtado, Pacheco Pereira e Leonor Beleza são algumas das personalidades hoje condecoradas por Jorge Sampaio, na última cerimónia do Dia de Portugal em que participa enquanto Presidente da República.

Sem comentários: