Cardeais reunidos na Capela Sistina
Conclave para a eleição do novo Papa já começou
O conclave que reúne os 115 cardeais que vão escolher o sucessor do Papa João Paulo II já começou na Capela Sistina, no Vaticano. A primeira votação realiza-se ainda hoje.
Durante a missa que antecedeu o início do processo de eleição do novo Papa, o responsável pelo Colégio de Cardeais, e um dos favoritos à sucessão de João Paulo II, o alemão Joseph Ratzinger, apelou ao desenvolvimento de uma fé "mais madura" e à necessidade de combater a nova "ditadura de relativismo" da modernidade.
Depois da homilia, realizada na Basílica de São Pedro, os 115 cardeais dirigiram-se em procissão até à Capela Sistina, onde o conclave teve início pouco depois das 15h30 (hora de Lisboa).
Pela primeira vez, a entrada para o conclave e o juramento dos cardeais foi transmitida em directo pelas televisões. Depois do juramento, as portas da Capela Sistina foram encerradas.
Neste momento os cardeais estão reunidos para a primeira votação, enquanto o mundo vai olhando com curiosidade e interesse para a chaminé da Capela Sistina, à espera de ver fumo "branco" ou "negro". Caso não haja Papa hoje, a votação continuará amanhã, de manhã e à tarde, com duas votações em cada momento do dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário