sábado, abril 28, 2007

Gemea da Terra descoberta


No passado dia 25 de Abril deste ano, o Observatório Europeu do Sul (ESO) emitiu um "press release" acerca da descoberta de um "exoplaneta", com a particularidade de ser o mais parecido de sempre com a nossa Terra.

Este planeta orbita a estrela Gliese 581 que fica sensivelmente a cerca de 20 anos-luz da Terra. Os dados apontam para um planeta muito parecido com a Terra, no qual é possível a existência de água no estado líquido, um dos ingredientes essenciais para a existência de vida tal como a conhecemos.

E a parte mais engraçada disto tudo é que esta descoberta teve mão portuguesa, pois trata-se de um trabalho conjunto de um grupo de cientistas suíços, franceses e portugueses.

Vejam o vídeo:




Para mais info: ASTROPT.ORG e DESBOBINA

sexta-feira, abril 27, 2007

Eis um verdadeiro "gato por lebre"...


Noticia o tablóide inglês "Evening Standard" que uma actriz japonesa inadvertidamente deu cabo de um embuste que levou centenas de mulheres a comprar ovelhas na convicção que estavam na realidade a comprar cachorros "poodles". Maiko Kawakami apareceu num "talk show" da tv japonesa levando algumas fotos do seu "cachorrinho" e admitiu que achava estranho que ele "não ladrava e se recusava a comer comida de cachorro". Pouco depois explicaram-lhe que o que tinha em casa era uma ovelha e não um cachorro.

Esta revelação levou centenas de senhoras a contactar a polícia com problemas semelhantes. Números não oficiais apontam para cerca de duas mil pessoas que foram vítimas desta audaciosa burla ovina, promovida pela empresa "Poodles as Pets" através da internet, que cobrava 924 euros por cria.

No caso de estarem a pensar como é que alguém confundiria uma ovelha por um cão, o jornal responsável pela notícia explicou que os "poodles" são extremamente raros no Japão, pelo que a maioria das pessoas nem faz ideia de como é que eles são. Não estou convencido!

quinta-feira, abril 26, 2007

A Paranóia do Túnel...

Tuneis e pontes já fazem parte da rotina do madeirense

Só mesmo no Continente para haver uma paranóia globalizada por causa de um mísero túnel com cerca de 1500 metros de comprimento. É a inclinação, declarações de impacte ambiental do túnel, recomendações de velocidade, bombeiros que defendem encerramento por um mês, e sei lá que mais.

Querem túneis? Venham à Madeira.

A par da extensão do aeroporto, o encurtamento das distâncias tem sido o maior investimento da história da Madeira. Iniciado em 1989 com a construção da via rápida para a Ribeira Brava e Machico, que se completou no ano 2000, desde então foram construídos 108 quilómetros de vias rápidas e expresso, estando em execução os restantes 27,5 km de uma rede que terá 135,7 km de extensão.

Resultando de um investimento de 1.814,6 milhões de euros, as novas vias da Madeira foram construídas graças a uma opção de engenharia que levou à construção de 135 pontes e viadutos e mais de cem túneis, estruturas de grande complexidade e elevado custo.

De entre as obras de arte construídas, destaque-se a ponte dos Socorridos, com o seu vão principal de 106 metros e pilares que atingem os 120 metros de altura, bem como a ponte de João Gomes, com um vão principal de 125 metros e altura de 140 metros, estruturas que integram a via rápida Ribeira Brava/Machico que foi implantada graças à diversidade das soluções estruturais e do significativo número de obras de arte especiais, que no seu conjunto representam cerca de 46% da mesma.

Na via entre Machico e o Caniçal foi construído o maior túnel duplo de Portugal, com 2.100 metros, embora na Região existam túneis com maior comprimento, como é o caso da Encumeada (3.080 metros) e do Faial/Cortado, com 3.167 metros.

Na zona Oeste encontra-se a ponte da Ribeira Funda, com a particularidade de ser a que tem maior vão central (135 metros), uma extensão de 279,5 metros e uma altura a meio vão de 110 metros.

Para terem uma melhor ideia, a própria concessão à "Vialitoral", a empresa encarregue da manutenção da via rápida, é cheia de particularidades e especificidades pois trata-se de uma via com 44 km de extensão, dos quais 15 em túnel e sete em ponte ou viaduto, ou seja, apenas 50% é traçado corrente de plena via.

E andam os lisboetas a gemer por causa de um tunelzito... haja paciência!

Em bom português...

(clicar para aumentar)

quarta-feira, abril 25, 2007

A Revolução 33 anos depois...


Hoje celebra-se mais um dia daquela que ficou conhecida para a história como a "revolução dos cravos", o dia em que o exército português liderado pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado ou ainda participavam na Guerra Colonial em África, puseram um fim ao regime político ditatorial que vigorava em Portugal desde 1926.

De lá para cá muito aconteceu. Desde a entrada na Comunidade Económica Europeia (actual União Europeia), aos sucessivos governos PPD/PSD, PS e coligações, o fim do escudo e início do euro, a Expo98, o Euro2004, a crise económica, a subida dos impostos e o consequente aumento do custo de vida, o declínio da classe política, etc, etc, etc...

E por falar em política e seus intervenientes, de todos os discursos apresentados neste dia, reti uma frase de Cavaco Silva. Preocupado com a pouca adesão dos jovens à política e em particular ao que este dia significa o Presidente da República disse que "temos de deixar aos nossos filhos e aos nossos netos um regime em que sejamos governados por uma classe política qualificada, em que a vida política se paute por critérios de rigor ético, exigência, competência, em que a corrupção seja combatida por um sistema judicial eficaz e prestigiado".

Pois temos sim senhor Presidente. O problema é que os maus exemplos vêm de cima. E pior que isso é vermos gente a suspirar por Salazar...

terça-feira, abril 24, 2007

Dança das Tesouras

(Foto: Mariana Bazo/Reuters)

Um dançarino das tesouras mostra a sua arte em Villa Maria, na cidade de Lima. Durante a dança peruana das Tesouras (Danza de las Tijeras), os bailarinos competem entre si a dançar. Mas desengane-se o pessoal que já desatou a correr marcar passagens para ir lá dançar no Perú. Estes senhores competem também a comer vidro, a andar sobre fogo e a espetar arames no próprio corpo, para demonstrar a sua superioridade espiritual. Haja vontade...

Fim de via para (Conjunto Académico) João Paulo

O Conjunto Académico João Paulo, um dos mais populares grupos musicais portugueses dos anos 60, formado na Madeira, era constituído por João Paulo Agrela, Sérgio Borges, Carlos Alberto, Rui Moura e Gualberto, todos eles estudantes.

A banda gravou versões de cantores de sucesso da altura como Adamo, Gilbert Bécaud e Charles Aznavour, mas são da sua autoria duas das canções que os tornaram mais conhecidos: "Hully Gully do Montanhês" e "Milena (a da Praia)".

O êxito do conjunto impôs a sua vinda da Madeira para Lisboa, onde o empresário Vasco Morgado o contratou para espectáculos no Teatro Monumental e a rádio emitia os seus trabalhos com regularidade, tendo ainda participado no Festival RTP da Canção, em 1966, com “Nunca Direi Adeus”.

A projecção de Sérgio Borges, o vocalista do grupo, que iniciou uma carreira a solo, acabaria por determinar o fim da carreira do conjunto. Ontem foi o final do caminho para João Paulo. O corpo do artista está em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, da Cova da Piedade, e o funeral realiza-se amanhã, às 14h00, no cemitério do Feijó.

Fica aqui uma pequena amostra, cortesia dos arquivos da RTP:



segunda-feira, abril 23, 2007

"Quem semeia ventos..."

Eis um final de semana em família nos Estados Unidos da América. Nada como passar os bons exemplos para as crianças, sobretudo aquelas que já envergam as t-shirts com "proud to be american"! Muito salutar. E pronto, é assim que eles se divertem.

Depois admiram-se e chocam-se com os massacres nas escolas e nas universidades...



Never forgets...

O que se segue é um anúncio português, que tem sido premiado internacionalmente (com destaque para o International Advertising Awards), mas que, que eu saiba, até à data ainda não passou na nossa televisão.



Este pequeno clip chama-se "Alzheimers" e foi feito pela agência Leo Burnett. Foi encomendado pelo "Institute for support of abused children". Em Portugal, está à disposição de quem precisar os seguintes números:

- SOS CRIANÇA 800 20 26 51
- SOS CRIANÇA DESAPARECIDA 1410

Porque uma vítima nunca esquece...

domingo, abril 22, 2007

Cristiano Ronaldo arrecada dois prémios

Continua a época de sonho de Cristiano Ronaldo (foto: Getty Images)

Cristiano Ronaldo foi hoje eleito o Melhor Jogador e Melhor Jovem pelos seus companheiros da Premier League, tornando-se no segundo jogador da história a vencer estes dois prémios no mesmo ano, igualando a proeza de Andy Gray em 1977, então no Aston Villa.

«É uma noite especial. É com grande honra que ganho este tipo de troféus na Premier League, por isso estou muito orgulhoso. Vou continuar a trabalhar para ser melhor, pois estas votações deram-me ainda mais motivação», afirmou o internacional português, no decorrer da Gala de entrega dos prémios, que decorreu em Londres.

Cristiano Ronaldo foi ainda nomeado para a equipa do ano da Premier League por parte da Associação de Jogadores, razão pela qual o seu técnico no Manchester United, Alex Ferguson, teceu rasgado elogio: «Neste momento, penso que é o melhor jogador do mundo, pois está a fazer uma época incrível».

Mais info sobre os prémios aqui.

Nova lei, velhos hábitos


Entra hoje em vigor a lei 16/2007 que que exclui a ilicitude da interrupção voluntária da gravidez até às dez semanas de gravidez por opção da mulher. Mas isso não significa que, a partir de hoje, uma mulher possa ir a um hospital público pedir para interromper a gravidez. Até porque está previsto um prazo de 60 dias para a regulamentação da lei, que foi publicada no DR no passado dia 17.

“Uma pessoa também pode ir a um hospital pedir para lhe fazerem um transplante cardíaco e ouvir como resposta: não temos condições para isso”, explica Luís Graça, director do serviço de Ginecologia/ Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (Lisboa), que já está a constituir uma “pequena equipa” no estabelecimento para dar resposta à lei.

O prazo para a definição das condições a criar nas unidades públicas (a forma como os hospitais se vão organizar, as consultas prévias e a declaração de objecção de consciência) termina em 21 de Junho, mas poderá ser antecipado. Luís Graça acredita que “dentro de um mês, cinco semanas” tudo deverá estar pronto. O especialista admite, aliás, que pode haver hospitais já em condições de avançar, mas garante que o Santa Maria não. Até por uma razão básica, justifica: a maior parte dos estabelecimentos não dispõe do medicamento que será usado numa parte substancial dos abortos até às oito semanas — o mifepristone, a chamada “pílula abortiva”.

Assim, durante este intervalo temporal, as mulheres terão que fazer o mesmo que fizeram até hoje.

sábado, abril 21, 2007

Bye bye, Limbo!


A Igreja Católica eliminou o limbo, onde a tradição católica colocava para a eternidade as crianças que morriam sem receber o baptismo, considerando que aquele reflectia "uma visão excessivamente restritiva da salvação".

Num documento publicado hoje, a Comissão Teológica Internacional, que depende da Congregação para a Doutrina da Fé, declara-se convencida de que existem "sérias razões teológicas para crer que as crianças não baptizadas que morrem se salvarão e desfrutarão da visão de Deus".

Muito obrigado. Acabar com o "limbo" católico é fácil. O limbo nunca foi considerado um dogma da Igreja e nem sequer é mencionado no Catecismo ou nas Sagradas Escrituras. E, falando em tempos contemporâneos já quase ninguém se lembra dele, ou quanto muito é visto apenas como uma "hipótese teológica" e que não era de o ter em conta (de acordo com as palavras de Bento XVI).

Para além de que, o que é isto de acabar com o limbo? Afinal basta uma decisão máxima da Igreja e deixa de haver o limbo? Estilo uma ordem de encerramento de um estabelecimento comercial que já ninguém frequenta? Qual será a próxima medida? O Purgatório encerra para obras?

Todo este movimento de "modernização" da Igreja não pode se resumir a limar arestas de pouco relevância ou de conteúdo reduzido. Nem sequer em contrariar o passado. Os fundamentos da Igreja precisam de ser revistos. Os seus princípios originários recuperados. O bem pelo bem. O diálogo e o perdão como máximas da humanidade. A reserva da intimidade, a conversa com o "eu" interior e a partilha com o próximo.

Fico à espera de uma medida a sério... entretanto recomendo esta leitura.

Mais um...


Um homem, com idade entre os 50 e os 60 anos, barricou-se num edifício do Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, Texas, fazendo um casal refém. Um dos reféns, um homem, foi alvejado mortalmente no peito, enquanto que o outro refém, uma mulher, conseguiu escapar ilesa. O sequestrador suicidou-se com um tiro na cabeça.

Nem a polícia, nem o FBI fazem ideia dos motivos ou das circunstâncias do incidente no centro espacial. Eu dou-lhes uma dica: caso amoroso, dinheiro ou pancada da forte.

quinta-feira, abril 19, 2007

A cara de uma realidade americana

(Foto: Reuters/NBC)

Imagem retirada do vídeo enviado à NBC por Cho Seung-Hui, o jovem que na manhã de segunda-feira matou 32 pessoas na Universidade Virginia Tech, na costa Leste dos EUA. O jovem terá parado a meio da matança para enviar uma carta à estação, acompanhada de fotografias e uma gravação.

O que mais me chama à atenção nesta imagem não é a pose, nem o acto que veio a cometer, mas sim a constatação de como é tão fácil adquirir uma arma de fogo nos Estados Unidos. Este direito inalienável de todo o americano é quase tão precioso como o direito à vida, algo que é absolutamente incompreensível. Mas pior que vender armas ao desbarato, é vender armas a gente com graves anomalias psíquicas... que é o mesmo que dizer, vender aos americanos!

quarta-feira, abril 18, 2007

"Não" à discriminação dos seropositivos

(Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

Uma manequim mostra um cartaz a apelar à não-discriminação durante um desfile integrado no IV Fórum Latino-americano e Caribenho sobre o HIV e a sida. Francamente, com toda a evolução científica, médica, com uma maior divulgação e conhecimento da própria doença, ainda há espaço na nossa sociedade para medos tacanhos? É pena que a última coisa a evoluir seja sempre a mentalidade social.

Chega de Sócrates!!

Já estou absolutamente farto de ouvir falar no Sócrates e na sua bendita licenciatura. Chiça! Neste momento já nem tenho pachorra de ouvir falar em professores especiais, mudanças de faculdade, licenciatura ali ou aqui, e sei lá que mais! E parece que em Portugal já não se fala doutra coisa! Reparem que até a "Bela e o Mestre" tem perdido audiência para esta grande novela político-estudantil!

E ninguém escapa à vaga. Toda a gente tem alguma coisa a dizer, desde o Marques Mendes que quer uma auditoria ao currículo da vida estudante do Sócrates (será que estarão incluídas as noitadas no Bairro Alto?), aos senhores da UnI que querem tempo de antena, depois de confirmado o seu encerramento.

Só hoje vejam lá:

- "Gabinete de Sócrates diz que teste só "prova bom aproveitamento" em Inglês Técnico";
- "São Bento desresponsabiliza Sócrates pelas diferentes informações sobre a sua licenciatura";
- "Ribeiro e Castro diz que polémica sobre licenciatura fere solidez política do Governo";
- "Assessor de Sócrates foi ouvido na ERC e saiu sem prestar declarações";
- "Independente adia conferência de imprensa para as 20h00";
- "Processo de Sócrates na Independente faz referência a isenção de propinas, avança o "Sol";

E isto só hoje!!

Já estou como os "Gatos": chega de Sócrates!!! Eu só quero saber uma coisa e mais nada: o senhor José Sócrates, actual primeiro ministro forjou/comprou/aliciou/concedeu favores para obter a sua licenciatura? Sim ou não?

Por falar em "Gatos"...



Lista do Titanic

(Cortesia do "National Archives" de Inglaterra)

Toda a gente já está perfeitamente ilucidada da tragédia que foi a viagem inaugural do Titanic, a "fortaleza inafundável" que levou para o fundo do Atlântico 1523 passageiros, entre as 2223 pessoas a bordo - nem que seja pelo filme.

Pela primeira vez na história a lista original de passageiros do Titanic foi disponibilizada para consultas "on line", 95 anos depois do transatlântico ter naufragado na sua primeira viagem.

A parte mais interessante desta lista é saber que a bordo do Titanic seguiam quatro portugueses, sendo três deles naturais aqui da nossa ilha, da Madeira. José Netto Jardim, casado, de 21 anos, Manoel Gonçalves, casado, de 38 anos, e Domingos Fernandes Coelho, solteiro, de 20 anos, viajavam em terceira classe na maior embarcação de sempre da companhia White Star Line.

Aos madeirenses - que haviam chegado a Southampton num dos vapores da Mala Real Britânica, a Royal Mail Steam Packet Company - junta-se, também, José Joaquim Brito, um comerciante radicado em Londres que seguia em segunda classe para Nova Iorque em viagem de negócios.

Do que hoje se sabe, Manoel Gonçalves era agricultor e partiu para os Estados Unidos da América à procura de uma vida melhor. A mulher e os cinco filhos, que se mantiveram na sua casa de colmo no Arco da Calheta, seguiriam mais tarde. Acompanhavam-no na aventura da emigração dois amigos, um dos quais, José Jardim, também da Calheta, deixou mulher e uma filha ainda bebé.

A quem estiver interessado, durante uma semana, a imagem de dezenas de páginas manuscritas estão disponíveis na Internet gratuitamente, no endereço www.findmypast.com. Após esse período, a consulta passa a ser cobrada.

terça-feira, abril 17, 2007

Salvem as Abelhas!!!


Estou preocupado. E vocês também deveriam estar. As abelhas estão a morrer. Mais precisamente, as abelhas andam meio baralhadas dos seus circuitos de navegação, perdem-se e já não são capazes de voltar ás colmeias, acabando mais tarde ou mais cedo por morrer.

Quando isto acontece, a colónia fica reduzida à rainha, ovos e algumas abelhas pequenas, incapazes de fazer o trabalho das que desapareceram. Pior: a colmeia abandonada afasta todos os parasitas, outras abelhas e insectos que normalmente aproveitam o pólen e o mel que restam quando uma colónia morre.

Mas porque raio está isto a acontecer às pobres das abelhas? Segundo uma teoria publicada hoje no diário britânico "The Independent", a causa desta calamidade é o telemóvel. Mais precisamente, a radiação provocada por telemóveis e outros dispositivos electrónicos. Dizem os cientistas que esta pode ser a culpada de um fenómeno, considerado dos mais misteriosos da natureza, o desaparecimento súbito de abelhas.

A teoria, que começa agora a ser apoiada por provas, é a de que as radiações interferem com o sistema de orientação das abelhas, que ficam incapazes de regressar às colmeias (um pouco dentro do estilo de viajar num avião sem radar, no meio de um tempestade violenta e negra).

Para quem já está a perguntar "e?", fiquem a saber que este fenómeno é problemático, já que a maioria das culturas mundiais depende da polinização das abelhas. Capiche?

Hoje vi uma abelha morta no parapeito da janela do escritório...

Escudo ou Euro?


De um inquérito telefónico realizado pelo instituto TNS para o Open Europe, entre 13 e 20 de Março deste ano, a 499 residentes em Portugal com idades superiores a 18 anos, resultou na conclusão de que 60 por cento dos portugueses preferiam voltar a usar o escudo, em vez da moeda única europeia. O que equivale o mesmo que dizer que seis em cada dez portugueses preferiam voltar a utilizar o escudo como moeda em vez do actual euro.

É óbvio de 499 portugueses não são, nem de longe nem de perto, representativos do espectro nacional. No entanto, todos nós sentimos na pele o impacto do euro. E a verdade é que, desde que foi introduzido há oito anos, primeiro em 1999 no cumprimento da terceira fase da União Económica e Monetária, e finalmente em circulação em 2002, a insatisfação com o euro entre os portugueses sempre foi algo relevante.

O euro facilita, sem dúvida, a vida no estrangeiro, sobretudo nos países aderentes à moeda europeia. No entanto, é inegável que com a introdução do euro em Portugal e a fixação da valor de conversão em 200,492 escudos, houve inflação com a mudança para o euro, sobretudo nos artigos de preços mais baixos. Na falta de uma entidade reguladora de preços, o euro foi uma mina de ouro para os comerciantes. Na prática, a unidade passou a ser 1€ = 200$. Assim, o que antigamente custava 100 escudos automaticamente passou a custar 1 € e não 50 cêntimos. E de um momento para outro o custo de vida em Portugal duplicou.

Esta ilusão psicológica do valor do euro tem custado os olhos da cara aos Portugueses e isso caros amigos, é igualmente inegável!

segunda-feira, abril 16, 2007

A Canção de Lisboa - Parte II


O novo "Vasco Santana"... e um sucesso de bilheteira garantido!!

Que dia!!!


Sexta-feira 13 passou sem grandes problemas, mas Segunda-Feira 16 (de Abril 2007) ficará conhecida como (mais) um dia de sangue.

Trinta e duas pessoas, na sua maioria estudantes, foram mortas por (pelo que se sabe até a esta hora) um homem armado na Universidade de Virgínia Tech, em Blacksburg, na costa leste dos Estados Unidos. Ainda não se sabe qual foi o motivo que levou a um qualquer desvairado levar avante com um ataque à bala sobre os estudantes da universidade.

Estas 32 vítimas juntam-se a outras 2 que no início deste ano lectivo tinham sido assassinadas no perímetro da universidade, por um prisioneiro que se evadiu de uma cadeia nos arredores.

Hoje, em Portugal, um homem com uma mala-bomba ocupou durante pouco mais de duas horas a agência do Montepio Geral da Avenida da República, nas imediações da Rotunda de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. O sexagenário tomou a agência não para efectuar qualquer assalto mas para tentar impedir a penhora do seu apartamento, por uma dívida de 66 mil euros, mais juros, num total aproximado de cem mil euros. Como resultado, acabou detido pela PSP e a bomba desarmada pela Brigada de Minas e Armadilhas, sem relato de qualquer ferido.

Esta é a diferença entre os Estados Unidos e a Europa. Enquanto que qualquer um, incluindo miúdos, tem acesso a uma arma de fogo e respectiva balística, e entra por uma escola, universidade, centro comercial, e abre fogo sobre quem lhe aparece à vista, na Europa as coisas são diferentes, e nem de bomba (exceptuando os grandes atentados organizados evidentemente) causam feridos. Até as motivações são outras: enquanto que aqui tratam-se normalmente de pessoas desesperadas (endividamento, desemprego, reivindicações de direitos perdidos, etc), do outro lado do Atlântico normalmente tratam-se de loucos fanáticos (ou simplesmente loucos), que gostam de disparar armas sobre pessoas!

E naquilo que é normal esperar de um europeu perante um cenário destes, o americano, em vez de apoiar e lutar por uma restrição no uso das armas de fogo, vai exactamente fazer o contrário. Vai é querer armar-se até aos dentes para se proteger dos "lunáticos" que por aí andam. A NRA (para quem não sabe é a "National Riffle Association" - a manda chuva das armas do país do "Tio Sam", e a principal responsável pela paranóia das armas dos E.U.A.) será novamente a maior beneficiada destas infelizes mortes, pois ao invés de ser responsabilizada por esta tragédia, o discurso trará ainda mais apoiantes à causa do direito à arma de cada cidadão americano.

Uma curiosidade: segundo a página da universidade na Internet, a direcção estava desde ontem a oferecer uma recompensa de cinco mil dólares por informações que levassem à detenção dos responsáveis por dois falsos alertas de bomba, recebidos a 2 e 13 deste mês (que obrigaram ao encerramento da universidade por alguns dias). Não foi à bomba, foi à bala...

domingo, abril 15, 2007

Amarrem os vossos pais!


O caso que se segue é bem real e foi-me contado por uma amiga minha que anda à procura de emprego. Tenho que vos dizer que me deixou absolutamente perplexo e incrédulo - francamente não quero acreditar que ainda existem pessoas assim, mas esta gente continua a querer me contradizer...

Com vos dizia, contou-me esta amiga que, na passada sexta-feira ela foi a uma entrevista de emprego numa cadeia de perfurmarias bem conhecida nesta cidade do Funchal. Como não era a primeira vez que lá ia, já estava mais ou menos preparada para o que lhe iriam perguntar, etc e tal...

A entrevista, que durou meia-hora, apenas serviu para o senhor que a dirigiu chegar à conclusão que esta minha amiga era uma infeliz e que nunca iria vencer na vida! E querem saber porquê? Porque tem a infelicidade de vir de um lar com pais divorciados!

Pois... e eu a pensar que seria por ventura de ela ser baixinha ou que faltava-lhe uma perna ou um braço, ou algo do género! É que isto é de facto um drama social de repercussões trágicas! Já viram... os filhos, todos infelizes, traumatizados, a delícia dos farmacêuticos, psicólogos e cangalheiros, condenados a uma vida de miséria e abandono.

Mas em meia-hora, lá o homem encontrou tempo para explicar o que ele mais valorizava numa empregada. Cinco minutos chegaram. Nem sequer sei se o homem disse, mas de certeza que filhos com pais divorciados não fazem parte da lista de preferências.

Ah, mas esperem... há mais! Como se já não bastasse, o homem ainda teve a perspicácia mental (quase filosófica, diga-se) de terminar a entrevista assim: "Não sei se sabe, mas filhos de pais separados se se casarem, muito provavelmente vão ter um casamento fracassado".

Obrigado caro senhor! Penso que ninguém sabia disto! Acho que todos nós ficamos mais esclarecidos. Meninos e meninas, agarrem os vossos pais. De preferência um ao outro. Não os deixem sair de casa. Se for preciso, comprem muita corda, algemas e umas mocas! Não se preocupem. É para a vossa felicidade futura!

Escusado será dizer que a minha amiga não ficou com o trabalho.

Imaginação...

De facto, a publicidade é uma das actividades que mais engenho artístico, imaginação e inovação requerem. Não é para todos, mas aqueles que o conseguem fazer deixam-nos um legado de extraordinárias obras que não deixam ninguém indiferente.

Hoje seleccionei duas "pubs", uma da Carlsberg outra da VW, que são simplesmente fantásticas. Vejam lá se não tenho razão. Vá espreitem... vejam os dois!

“Carlsberg don’t do flatmates”


“Dancing in the Rain”

Sem Fronteiras

(Foto: Jeff Topping/Reuters)

Mulheres do grupo folclórico de Agua Prieta actuam no lado mexicano da fronteira durante a “Fiesta Bi-Nacional” que tem lugar entre Naco, no Arizona (EUA), e Naco, em Sonora (México). Habitantes dos dois lados da fronteira celebram o momento com gastronomia da região, danças e um jogo de voleibol, cuja rede é colocada na barreira que separa os dois países.

sábado, abril 14, 2007

Mika - um nome a reter...

Mica Penniman nasceu a 18 de Agosto de 1983, em Beirute, no Líbano, e é conhecido no mundo da música como Mika. Filho de uma mãe libanesa e de pai norte-americano, viveu em Beirute até aos 9 anos, quando a sua família viu-se obrigada a deixar o Líbano devido à guerra, fugindo para Paris e pouco depois Londres. Aqui atendeu o Lycée Français Charles de Gaulle, a Westminster School e o Royal College of Music, onde gravou o seu primeiro álbum.

Este álbum tem sido um sucesso mundial, em particular o single "Grace Kelly". Há até que o considere (eu inclusive) uma espécie de novo "Freddie Mercury".



Melhor que as Touradas...

(Foto: Nacho Doce/Reuters)

Apassionata” é um espectáculo que aposta na destreza dos cavalos. De passagem por Portugal, ontem à noite encheu as bancadas do Campo Pequeno, em Lisboa. Se correrem ainda conseguem apanhar o último espectáculo, às 21h30.

P.S.: Os touros agradecem mais espectáculos destes na arena do Campo Pequeno.

Kasparov no "chilindró"...


Ontem na Rússia, na praça Puchkin, algures no centro de Moscovo, cerca de 250 pessoas foram detidas esta tarde em Moscovo, incluindo o antigo campeão do mundo de xadrez Garry Kasparov, quando tentavam organizar uma manifestação contra o Presidente russo, Vladimir Putin, proibida pelo Kremlin.

A oito meses das legislativas, agendadas para Dezembro, e a um ano das presidenciais, o clima anda escaldante nas Estepes. Kasparov e amigos do movimento de oposição a Putin, "A Outra Rússia" foram detidos pelo enorme dispositivo policial presente, e serão ouvidos pelo tribunal por envolvimento e promoção de manifestação ilegal (um pouco ao estilo da PIDE mas sem corte de dedos ou língua).

Creio que Putin acabou de cometer um erro estratégico grave. Mandou Kasparov para o terreno que ele melhor conhece... o xadrez! "Xeque-Mate" à vista?

quinta-feira, abril 12, 2007

Que tal uma cerimónia de... divórcio?

Dizem as estatísticas que 2 em 3 casamentos actualmente terminam em divórcio. E, para além dos números, diz-me a experiência que a maior parte só acaba após um longo processo de acusações e contra-acusações, onde normalmente ninguém ganha e normalmente todos perdem.

Por isso, que tal desdramatizar todo o processo e tratá-lo como um processo natural? Quem sabe, uma cerimónia, em vez de uma tortura? Vá... que nos dê a "louca"!



O RAP habitual

A crónica malvada e cruel de Ricardo Araújo Pereira, "A Boca do Inferno" na Visão. Merece umas palmadinhas, sim senhor...

(cliquem para aumentar e ler melhor como é óbvio!)

quarta-feira, abril 11, 2007

Golfista de 102 anos fez «hole in one»... sem saber

Elsie McLean pensava que tinha falhado a tacada, ao jogar com as suas amigas no Bidwell Park, na Califórnia, Estados Unidos. Aos 102 anos, a norte-americana continua a jogar golfe para se divertir, mas estava longe de imaginar o que lhe iria acontecer.

«Onde está a bola?», perguntou McLean, a 91 metros de distância do quarto buraco do percurso. O declive não permitiu à centenária adivinhar o seu inesperado sucesso, logo à primeira tacada. Duas amigas, Elizabeth Rake e Kathy Crowder, foram encontrar a bola no alvo, perante a estupefacção da golfista. Foi o seu primeiro «hole in one», transformando Elsie McLean no praticante de golfe mais velho a atingir essa marca.

«Para uma velhota, ainda consigo bater na bola com força», avisa McLean, que já foi convidada por Jay Leno para aparecer no «Tonight Show» no final de Abril, para falar sobre a bola perdida que encontrou o caminho para a felicidade.



Mr. Bean vai de férias e despede-se...

Mr. Bean em Férias
Título original: Mr. Bean's Holiday
De:
Steve Bendelack
Com:
Rowan Atkinson, Max Baldry, Emma de Caunes e William Dafoe
Género:
Com
Classificacao:
M/6
Estúdios: Studio Canal, Universal Pictures
GB, 2007, Cores, 100 min.


Na chuvosa Inglaterra, Mr Bean (Rowan Atkinson) fica delirante ao descobrir que acabou de ganhar umas magníficas férias no Sul de França. Mas, claro, onde quer que vá, Mr Bean semeia o caos e a destruição, transformando tudo numa animação. Está sempre a um passo do desastre. E de imprevisto em imprevisto, as filmagens caseiras das suas férias em França acabam por ir parar a uma sessão surpresa do reputadíssimo Festival de Cannes.

Comentário: Segundo Rowan Atkinson, esta é a última apresentação pública do famosíssimo Mr. Bean. E que melhor final poderia ter? "Mr. Bean em Férias" é um road-movie onde as peripécias de Bean atravessam França de norte a sul, a caminho das praias de Cannes, encontrando pelo caminho um leque variadíssimo de personagens delirantes apanhadas na pequena câmara. Bem melhor que o primeiro filme de Bean, estas "férias" têm algumas perólas, com um destaque hilariante para a cena em que Bean, à beira da estrada, algures por França rural, pede boleia a uma fulano enorme numa mota que se mexe a 10 à hora. Vale o bilhete.
Nota: 6/10

terça-feira, abril 10, 2007

Americans are turning stupid!

Estou a ler um livro chamado "Notas Breves de um País Grande", de Bill Bryson. Este livro é uma compilação de uma coluna com o mesmo nome, que o norte-americano Bryson escreve para um tablóide inglês, e em particular relata o regresso à terra onde nasceu após duas décadas no Reino Unido.

Bryson tem a rara capacidade de ver o melhor e o pior em toda a parte, especialmente no seu próprio país, e satiriza de forma mordaz, inteligente e repleta de comicidade, a ideia do "american way of life".

Numa passagem do livro, Bryson fala de um fenómeno a que ele chama de "Estupidificação da América" (no original "Dumbing Down"), para a qual eu recomendo uma ávida leitura. Bem ao seu estilo, Bryson critica aquilo que ele chama de "síndrome de Londres, Inglaterra", ou seja, nas constantes muletas ao pensamento que a vida americana está recheada, colocando os americanos em condições que os poupam à necessidade de pensar.

De facto, não é que os americanos sejam naturalmente estúpidos, mas que para lá caminham... é um facto quase histórico. No final o resultado é este:


Bryson iria adorar este vídeo.

Senhor Engenheiro?

José Sócrates em "tirem-me deste filme"

A vida anda complicada para os lados do Palácio de São Bento. E tudo por causa de uma universidade. Desde que a Inspecção-Geral do Ensino Superior apontou o dedo à Universidade Independente (UnI) que o povo português tem sido brindado com estórias com reviravoltas mirabolantes, bem ao género da melhor novela mexicana.

A UnI, que segundo o Ministro Mariano Gago funciona em "condição de degradação pedagógica inequivocamente comprovada", seja lá o que isso for, tem sido uma mina para os jornalistas, que aos poucos têm levantado questões delicadas - ou, como diz o povo, os "podres"! Então não é que se descobriu - segundo rezam as crónicas dos jornalistas - que o nosso Primeiro afinal "comprou" a licenciatura? Que por curiosidade foi tirada na UnI, que agora se comprova que não presta...

Deliciou-se a SIC e a TVI esmiuçando esta questão, com gráficos, tabelas e diplomas. Enquanto o pais aguardava que Sócrates se pronunciasse, lá veio mais um "twist" à Hitchcock. Ainda hoje o Radio Clube Português anunciou que nas biografias oficiais da Assembleia da República de 1993, Sócrates já era apresentado como licenciado em Engenharia Civil, supostamente três anos antes de ter concluído a sua licenciatura na Universidade Independente.

Contra-resposta imediata no site do Governo: "A referência nas biografias oficiais da Assembleia da República de 1993 à licenciatura em Engenharia Civil de José Sócrates está errada e constitui um lapso ao qual o primeiro-ministro é completamente alheio" - como é óbvio! Francamente... então não é óbvio? Não é?... hum...

José Sócrates, como qualquer bom aluno, frequentou o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a Universidade Independente, tendo obtido aí o diploma em Setembro de 1996. Mainada! Espera aí... mas continuamos com o mesmo problema: não houve licenciados em 96 neste curso pela UnI, a acreditarmos nas informações dos dirigentes da UnI entregues ao Observatório da Ciência e Ensino Superior (OCES)... os mesmos que são considerados inaptos pelo Ministério.

Tão a seguir? Continuemos. Sobre a ausência de indicação de diplomados na UnI em 1995-1996 na base de dados do OCES, Mariano Gago explicou que a universidade deixou de fora todos os alunos que tinham vindo através de processos de transferência de outras instituições, como foi o caso do primeiro-ministro. Claro, óbvio! Como é que os jornalistas não pensaram nisto?

Por todos os motivos e mais alguns, finalmente foi decretado o encerramento compulsivo da Universidade Independente. E nos próximos 10 dias - prazo para apresentação de contestação da medida aplicada - tenho a certeza que vamos assistir a mais fantásticos acontecimentos nesta novela da vida real. Para já, acusam os representantes da UnI que o Governo quer abafar as histórias que por lá estão depositadas. Neste momento o arquivo desta universidade passou a ser o local mais precioso do país! Alguém duvida? Já estou a ver equipas profissionais a preparar o equipamento para lá entrar... vai ser o Ocean's Twenty!!

Enquanto vou preparar as pipocas e o sumo para os próximos capítulos, deixo-vos com uma frase de Sócrates: "Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade." - estou a falar do grego, é claro...

"300" para a história

300
Título original: 300
De:
Zack Snyder
Com:
Gerard Butler, Lena Headey, Rodrigo Santoro
Género:
Acç, Gue, His
Classificacao:
M/12
Estúdios: Warner Bros.
EUA, 2006, Cores, 117 min.


Adaptado a partir da novela gráfica de Frank Miller ("Sin City"), "300" relata a história da Batalha de Termopilas que, no ano 480 a.C., opôs o rei Leónidas e 300 soldados espartanos a Xerxes e o seu enorme exército persa. Face a um inimigo invencível e em desvantagem numérica, os soldados espartanos lutaram até à morte e o seu heroísmo e sacrifício tornaram-se inspiradores para a Grécia que resolve assim enfrentar a Pérsia e lançar as primeiras pedras da democracia.

Comentário: "300" é a adaptação cinematográfica da famosa BD homónima de Frank Miller, que como em "Sin City" também participa na produção deste filme. Zack Snyder, que volta ao grande ecrã após o excelente "Dawn of the Dead", oferece-nos um retrato da Batalha de Termopilas com que Miller apaixonou milhões de leitores mundo fora (incluindo uma conotação política injusta), e leva o conceito de épico a um novo extremo. Com cenários deslumbrantes, um elenco a preceito, "300" é capaz de nos prender do início ao fim. Numa palavra apenas: fabuloso!
Nota: 8/10

segunda-feira, abril 09, 2007

A Velhota do Cruzeiro


Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de carácter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgadas de forma oral ou escrita, através de e-mails ou da imprensa, e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo factos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de simples conhecimento público.

Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas noutras culturas. Outras dessas histórias têm origem mais recente, como as que dão conta de homens seduzidos e drogados em espaços de diversão nocturna que, ao acordarem no dia seguinte, descobrem que tiveram um de seus rins cirurgicamente extraído por uma quadrilha especializada na venda de órgãos humanos para transplante.

Muitas das lendas urbanas são, na sua origem, baseadas em factos reais mas, geralmente, acabam distorcidas ao longo do tempo. Tem como características essenciais, a forma narrativa (geralmente uma pequena história), a autenticação por meio de testemunhas e provas supostamente existentes, assim como a pessoalização da pessoa que repassa essa mesma história. E com o advento da Internet, muitas lendas passaram a ecoar de maneira tão intensa que se tornaram praticamente universais.

Há uma em particular que eu tomei conhecimento recentemente que achei um "amor". Como me chegou as mãos (ao "pc") sem nome, decidi baptiza-la por "A Velhota do Cruzeiro".

Esta história segue o relato de um casal que viajava pelo mediterrâneo a bordo de um transatlântico da empresa "Princess". Durante a viagem este casal reparou numa velhota que viajava sozinha. Mas o que lhe chamou mais à atenção foi o facto da tripulação do navio a tratar como se fosse uma velha conhecida. Questionaram o "garçon" sobre a identidade daquela senhora, perguntando inclusive se seria a dona do cruzeiro, ao que respondeu que não, que era apenas uma cliente que viajava habitualmente com eles.

O tal casal (sem nome), curiosos, mais tarde abordaram a senhora, cumprimentando-a e em conversa lançaram a pergunta que os roía: "porque é que uma senhora com aquela idade, andava por ali, ainda por cima sozinha".

Eis a explicação da senhora: "É que sai mais barato que um asilo para velhos nos Estados Unidos. Não ficarei num asilo nunca e de agora em diante fico viajando nestes cruzeiros até à morte. O custo médio para se cuidar de um velho nestes asilos é de 200 dólares por dia. Verifiquei com o departamento de reservas da linha "Princess" que posso obter um desconto quando compro os cruzeiros com bastante antecipação mais o desconto para pessoas de mais idade, chegando a 135 dólares por dia.

A viagem me sai 65 dólares diários e mais: pago só 10 dólares diários de gorjetas; tenho mais de 10 refeições diárias se quero ir aos restaurantes, ou posso ter o serviço na minha cabine, o que significa dizer que posso ter o café da manhã na cama, todos os dias da semana; o barco tem 3 piscinas, um salão de ginástica, lavadoras e secadoras de roupa grátis, biblioteca, bar, internet, cafés, cinema, show todas as noites e uma paisagem diferente cada dia; creme dental, secador de cabelo, sabonetes e shampoo grátis; uma pessoa é tratada como cliente e não como paciente; conheço pessoas novas a cada 7 ou 14 dias; se cair num asilo de velhos e quebrar a bacia, a única saída é o plano médico. Se cair e me machucar em algum barco da empresa "Princess", vão me acomodar numa suite de luxo o resto da vida."

Bem... não faço ideia se esta história é verdadeira ou não. Tentei consultar o site da "Princess Cruise Travels", mas tudo funcionava menos a indicação dos preços! Será que eles também já leram esta história?

A verdade é que um asilo móvel, que nos leva a viajar pela pela América do Sul, Canal do Panamá, Tahiti, Caraíbas, Austrália, Mediterrâneo, Nova Zelândia, pelos Fjords, pelo Nilo, pelo Rio de Janeiro, parece-me uma ideia muito interessante. Muito mesmo...

domingo, abril 08, 2007

Versos no país de Bush


Poemas de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Vitorino Nemésio vão ser lidos em Maio em Washington, no âmbito da iniciativa European Poetry in Motion promovida pela União Europeia (UE).

A iniciativa, organizada pela representação da Comissão Europeia na capital norte-americana com a colaboração dos 27 estados, enquadra-se nas comemorações do cinquentenário dos Tratados de Roma, que fundaram a UE. Assim e ao longo de Maio serão lidos cinco poemas de cada país na língua original e numa tradução inglesa no Metropolitano e nos autocarros de Washington.

Acho uma belíssima ideia de facto. Belíssima. De facto! Aliás... já estou a ver os americanos, ali sentados no metro e nos autocarros, vidrados, a absorver e a apreciar a versalhada estrangeira, demonstrando-o através um simples e caloroso "what the f***?"!

O "bla, bla, bla" do costume...


Páscoa feliz para todos, com amêndoas e ovos e tal, e tal...

sábado, abril 07, 2007

Uma relação de peso...


Norbit
Título original: Norbit
De:
Brian Robbins
Com:
Eddie Murphy, Thandie Newton, Terry Crews
Género:
Com, Rom
Classificacao:
M/12
Estúdios:
Davis Entertainment
EUA, 2007, Cores, 102 min.


Esta é a história de Norbit Albert Rice, um órfão, criado por Mr.Wong, no Restaurante e Orfanato Wonton Dourado. Aí, Norbit encontra a sua alma gémea, a adorável Kate. Os dois tornam-se inseparáveis, mas separam-se quando Kate é adoptada. Um dia, Norbit, é salvo no recreio pela enorme Rasputia, apens com dez anos mas detentora de um poderosíssimo gancho de direita. Os dois crescem e acabam por casar-se e Norbit passa a fazer parte da família da noiva e dos seus "simpáticos" irmãos. Nesta comédia, Eddie Murphy desdobra-se nos papéis de Norbit, Rasputia e Mr.Wong num filme que tem suscitado críticas por parte da comunidade negra que acha que um actor tão premiado não deveria interpretar papéis que ridicularizam a comunidade.

Comentário: Eddie Murphy ao cubo é o que nos dá "Norbit". A verdade é que, em momento algum, este filme é deslumbrante mas, integrado no seu género - uma comédia ao estilo de "Big Mamma's House", "Dr. Doolitle", entre outros - não desilude e mostra-se até bastante competente. Um filme perfeito para uma tarde sonolenta de Domingo.
Nota: 6/10

Chinesises...

(Foto: Reinhard Krause/Reuters)

Um trabalhador limpa a janela de um bloco de apartamentos no bairro de negócios de Pequim. A China tenta controlar a subida do investimento, com as aplicações no imobiliário a revelarem-se essenciais para evitar quer uma explosão de aquisições quer um abrandamento acentuado no mesmo sector, de acordo com previsões de peritos reveladas esta semana.

Chiça... que isto anda depressa!!

(Foto: Vincent Kessler/Reuters)

Em 1990, os 515,3 quilómetros por hora de velocidade atingidos por um TGV foram considerados impressionantes. Dezassete anos depois, o TGV V150 francês ultrapassou essa marca e inscreveu um novo recorde mundial ao conseguir chegar aos 574,8 quilómetros por hora. Este modelo de comboio de alta velocidade vai assegurar a ligação entre Paris e Estrasburgo a partir de Junho.

Veja aqui o TGV a bater o recorde mundial

quinta-feira, abril 05, 2007

Brutal...

(Foto: Sérgio B. Gomes/PUBLICO.PT)

O cartaz do Partido Nacional Renovador, colocado na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, já não está sozinho. José Pinto Coelho, fundador e presidente do partido nacionalista, tem como companhia quatro ilustres conhecidos: Ricardo de Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela. À semelhança do que acontece com os partidos políticos, os Gato Fedorento decidiram instalar um "outdoor" mesmo ao lado do cartaz do PNR, assumindo a sua oposição contra a mensagem xenófoba daquele partido político. E fazem-no parodiando Pinto Coelho, o homem que disse querer "conquistar as ruas".

quarta-feira, abril 04, 2007

Querem voltar ao Salazar? Ora tomem...

Neste país de totós, ainda há gente com dois palmos de bom senso na tola! Nada como a rapaziada do Gato Fedorento, com a ajuda do Fernando Tordo, para por ao ridículo aqueles que ainda são capazes de votar contra a liberdade...


Mesmo que seja apenas um concurso!

terça-feira, abril 03, 2007

O Diabo anda de mota


Ghost Rider
Título original: Ghost Rider
De:
Mark Steven Johnson
Com:
Matt Long, Nicolas Cage, Raquel Alessi
Género:
Acç, Fan, Thr
Classificacao:
M/12
Estúdios: Columbia Pictures Corporation
EUA, 2007, Cores, 114 min.


Johnny Blaze (Nicolas Cage), um duplo famoso pelas suas acrobacias com motas, vende a alma ao Diabo para salvar aqueles que ama. Agora, Satanás veio cobrar a sua dívida. Durante a noite, Johnny é condenado a andar sem destino, amaldiçoado, transformando-se em Ghost Rider. O filme é baseado na BD da Marvel.

Comentário: "Ghost Rider" é uma daquelas personagens absolutamente negras que povoam o vasto imaginário da Marvel - um pouco na linha de "Spawn" e de "O Corvo" - numa espécie de anti-herói, que vende a sua alma ao diabo em troca de retribuição em vida. Se na BD ainda consegue ter alguma credibilidade, no filme essa vai toda pelo cano abaixo. Esta película de Mark Steven Johnson dedica-se exclusivamente ao visual (e aí tem os seus únicos pontos fortes), mas esquece-se de algo tão importante como um bom argumento. Beneficia da sorte de ter nomes de cartaz (Nick Cage, Peter Fonda) para atrair público, mas até eles estão vazios e em controlo remote, sem qualquer empatia com o público. Fica-se pelas acrobacias visuais e pelas generosas curvas da Eva Mendes.
Nota: 5/10

No Smoking


Se uma pessoa decidir fumar num dos mais de 20 locais onde tal será proibido, caberá às entidades públicas ou privadas que tenham a seu cargo esses locais, velar pelo cumprimento da lei. Sempre que houver prevaricadores, devem ser responsáveis por estas entidades a chamar a atenção dos fumadores. Caso os fumadores se recusem a cumprir, devem chamar as autoridades policiais. No caso dos não fumadores que se sintam incomodados, estes podem apresentar queixa no livro de reclamações do estabelecimento.

Assim os fumadores que puxem do cigarro, sabendo que não o pode fazer e ignorando os avisos, serão alvo de contra-ordenações que que vão de 50 a mil euros. Esta competência caberá à ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e nalguns casos à Direcção-Geral do Consumidor.

Esta proposta de lei encontra-se na comissão especializada em saúde na Assembleia da República, mas ainda não começou a ser discutida. A presidente da comissão, Maria de Belém, espera que seja aprovada antes das férias de Verão, mas como se adivinha nem tudo vai ser pacífico.

Caso passe, será proibido fumar em:
- Nos locais de trabalho;
- Nos restaurantes ou bares e locais com salas ou espaços destinados à dança;
- Em estabelecimentos de saúde ou qualquer serviço ou organismo da administração pública;
- Nos estabelecimentos de ensino, incluindo átrios, corredores e espaços de recreio;
- Em lares de idosos;
- Em creches, centros de tempos livres, colónias e campos de férias;
- Em centros comerciais;
- Nos recintos das redes de levantamento automático de dinheiro;
- É proibida a venda de tabaco através de máquinas automáticas, sempre que estas não tenham sistema bloqueador que impeça o seu acesso a menores de 18 anos ou que não estejam localizadas no interior do estabelecimento comercial de forma a serem visualizadas pelo responsável do estabelecimento.

No entanto haverá algumas excepções:
- Podem ser criadas áreas destinadas a pacientes fumadores em hospitais psiquiátricos, serviços de tratamento e reabilitação de toxicodependentes e alcoólicos;
- Nas prisões podem existir celas ou camaratas para reclusos fumadores;
- Em restaurantes, bares e discotecas com mais de 100 m2 podem ser criadas áreas para fumadores, até um máximo de 30 por cento da área total;
- Devem ser criadas consultas de apoio dos fumadores que pretendem deixar de fumar, destinadas aos funcionários e utentes, em todos os centros de saúde e serviços hospitalares públicos, nomeadamente nos serviços de cardiologia, pneumologia, psiquiatria, oncologia e obstetrícia.


Paragem cerebral...


Este foi o "outdoor" colocado no final do mês de Março no Marquês de Pombal, em Lisboa. pelo Partido Nacional Renovador (PNR). "Estamos a ser invadidos. E estamos cheios", diz Pinto Coelho, o líder do PNR. A solução será então, como sugere o avião com a legenda "façam boa viagem", a expulsão.

Não vou esmiuçar mais esta questão, até porque nem sequer é merecedora de tal despesa intelectual e porque a mesma já foi por demais debatida nos vários orgãos de comunicação social e aqui na blogosfera. Apenas faço referência a esta vontade do PNR para levantar a seguinte questão: que tratamento queremos para os nossos imigrantes lá fora, atendendo a que estes já são cerca de 4,5 milhões, espalhados um pouco por todo o mundo.

Isto do Salazar ter ganho o concurso da RTP, parece que provocou diarreia mental a muito boa gente desta terra...

Nelly Furtado em grande

(Foto: David Stobbe/Reuters)

Foi uma noite em cheio para a luso-descendente Nelly Furtado nos Juno Awards, os prémios de música do Canadá. Primeiro voou sobre o palco e o público enquanto interpretava um dos seus temas. Depois, vieram os prémios: cinco. Nelly ganhou nas categorias de Pop Album Of The Year, Artist Of The Year, Album Of The Year, Single Of The Year e Juno Fan Choice Award.