quinta-feira, maio 31, 2012
segunda-feira, maio 28, 2012
História de Portugal em "miúdos"
Tudo começou com um tal Henriques que não se dava bem com a mãe, e acabou por se vingar na pandilha de mauritanos que vivia do outro lado do Tejo.
Para piorar ainda mais as coisas, decidiu casar com uma espanhola qualquer e não teve muito tempo para lhe desfrutar do salero porque a tipa apanhou uma camada de peste negra e morreu.
Pouco tempo depois, o fulano, que por acaso era rei, bateu também as botas e foi desta para melhor.
Para a coisa não ficar completamente entregue à bicharada, apareceu um tal João.
Este, ajudado por um amigo de longa data que era afoito para a porrada, conseguiu pôr os espanhóis a enformar pão… e ainda arranjou uns trocos para comprar uns barcos ao filho que era dado aos desportos náuticos.
De tal maneira que decidiu pôr os barcos a render e inaugurou o primeiro cruzeiro marítimo entre Lisboa e o Japão com escalas no Funchal, Salvador, Luanda, Lourenço Marques, Ormuz, Calecute, Malaca, Timor e Macau.
Quando a coisa deu para o torto, ficou-se nas lonas só com um pacote de pimenta para recordação e o Sebastião resolveu ir afogar as mágoas, provocando a malta de Alcácer-Quibir para uma cena de estalo.
Felizmente, tinha um primo, o Filipe, que não se importou de tomar conta do estaminé…
… até chegar outro João que enriqueceu com o pilim que uma tia lhe mandava do Brasil e acabou por gastar tudo em conventos e aquedutos.
Com conventos a mais e dinheiro menos, as coisas lá se iam aguentando até começar tudo a abanar numa manhã de Novembro.
Muita coisa se partiu. Mas sem gravidade porque, passado pouco tempo, já estava tudo arranjado outra vez graças a um mânfio chamado Sebastião que tinha jeito para a bricolage e não era mau tipo apesar das perucas um bocado amaricadas.
Foi por essa altura que o Napoleão bateu à porta a perguntar se podia ficar com isto.
Levou com os pés com a ajuda dos ingleses que queriam o mesmo.
Outro João tinha dois filhos e queria pôr o Pedro a brincar com o irmão mais novo, o Miguel, mas este teve uma crise de ciúmes e tratou de armar confusão que só acabou quando levou um valente puxão de orelhas do mano que já ia a caminho do Brasil para tratar de uns negócios.
A malta começou a votar mas as coisas não melhoraram grande coisa.
E foi por isso que um Carlos anafado levou um tiro nos coiratos quando passeava de carroça pelo Terreiro do Paço.
O pessoal assustou-se com o barulho, escondeu-se num buraco.
E vieram os republicanos que meteram isto numa guerra onde ninguém nos queria.
Na Flandres levámos tiros que fartou disparados por alemães. Ao intervalo, já perdíamos por muitos mas o desafio não chegou ao fim porque uma imagem vestida de branco apareceu a flutuar por cima de uma azinheira e três pastores deram primeiro em doidos, depois em mortos e mais tarde em beatos.
Se não fosse por um velhote das Beiras, a confusão tinha continuado mas, felizmente, não continuou e Angola continuava a ser nossa, mesmo que andassem para aí a espalhar boatos.
Comunistas dum camandro! Tanto insistiram que o velhote se mandou do cadeirão abaixo .
E houve rebaldaria tamanha que foi preciso pôr um chaimite e um molho cravos em cima do assunto.
Depois parece que houve um Mário qualquer que assinou um papel que nos pôs na Europa e ainda teve tempo para transformar uma lixeira numa exposição mundial e mamar uma seca da Grécia na final do futebol.
E agora? Agora? Depois de querer-mos passar por ricos vendendo uns patos do Jardim do Campo Grande, ficámos no Euro.
Andámos a gastar mais do que tínhamos e chamámos uma tal de Troika. Essa dita troika, empresta mas com condições. E nós a Passos de Coelho lá vamos comendo Sopa em vez de Camarão.
Vamos a ver se as sopas não se transformam em Sopas de Cavalo Cansado.
“Pobres, bêbados mas felizes”.
domingo, maio 27, 2012
Pateta faz 80 anos!
Criado por Art Babbitt e Frank Webb, em 25 de Abril de 1932, Pateta faz a sua primeira aparição no ecrã como companheiro de tropelias da grande estrela da Disney, o Rato Mickey, na curta-metragem dos estúdios, "Mickey's Revue". Originalmente conhecido como "Dippy Dawg", nos seus primeiros anos a personagem revela ainda algumas diferenças relativamente à figura que todos conhecemos, apesar das longas orelhas e dentes salientes e a sua personalidade infantil, distraída, mas sem malícia, já lá estarem.
A herança de Pateta continuou a ser construída ao longo dos anos e os animadores deram-nos mais encarnações e personagens num universo cada vez maior, como o "Superpateta" ou seu filho Max. A popularidade junto do público infantil transformou-o igualmente numa das figuras mais requisitadas nos parques de diversões Disney.
80 anos depois, simplesmente, Pateta.
Eis a sua primeira aparição ao mundo, em "Mickey's Revue":
quinta-feira, maio 24, 2012
Não havia, não havia! Olha, afinal há!
(Imagem: DN-Madeira, de 23/05/2012)
Pois é. Não havia, não havia, mas lá estão elas, como já antecipávamos. Em campanha tudo vale e tudo se promete. Também não iam subir os impostos e afinal subiram. Também não ia haver despedimentos mas sabemos já que há gente que vai embora (aliás, alguns já foram).
A justificação é sempre a mesma: "não era intenção mas Lisboa obrigou...". A verdade é que cada vez mais somos uma espécie de província lisboeta, que ainda tenta fingir que morde a mão que lhe dá de comer. É triste mas é o ponto a que chegamos...
segunda-feira, maio 21, 2012
IVA MAU
(capa DN-Madeira, 21/05/2012)
Discutiu-se a subida do IVA em seis pontos percentuais como se fosse a coisa mais normal à face da Terra. Como se subir um imposto com repercussões tão directas na vida das pessoas, dos comerciantes e das empresas, fosse algo positivo. Mas não é. E as consequências, com praticamente apenas um mês e meio de "vida", já começam a ser bem visíveis.
A subida da taxa de IVA, se para o Estado é teoricamente uma subida de receita, para todos os outros é uma subida nas despesas. Com consequências bem práticas. Se a receita diminui porque de alguma forma os preços aumentam para compensar o aumento da despesa, a emergência de um ciclo vicioso obriga a medidas que impeçam as pessoas e as empresas de ficarem agarradas. De um lado procura-se a poupança possível, logo reduz-se imediatamente o consumo. Pelas empresas promove-se a imediata redução de custos e de despesas, logo procura-se imediatamente reduzir os encargos com os postos de trabalho. Logo, potencia os efeitos negativos a nível do emprego.
A redução do
número de funcionários e a não renovação dos contratos, se já o vinham sendo antes se por razões diversas, são agora as práticas mais recorrentes. O sector da restauração é o que
mais tem sentido os efeitos do aumento da carga fiscal e é também aquele
onde se tem verificado mais rescisões de contrato e dispensa de
funcionários.
Para já ainda não existem números exactos em relação ao número de
funcionários dispensados ou que não viram os seus contratos a termo
renovados. Contudo, se atentarmos aos números relativos ao desemprego e à destruição de emprego, apresentadas pelo INE na semana passada, é fácil de perceber que o grande quadro é uma visão muito preocupante.
Razões para a Madeira não mudar...
... enquanto algumas coisas não mudarem!
Agora vejam:
Enquanto não perceberem que, perante o cenário da Região, perante a nossa cada vez mais degradada imagem, coisas como esta caiem muito mal:
É claro que temos esperança que o que venha a seguir seja melhor, seja capaz de dar um outro rumo. Ou então não:
Assim não vamos a lado algum...
quarta-feira, maio 16, 2012
O Desemprego em números
(Fonte: contas do PÚBLICO sobre dados do INE)
Era com alguma expectativa que aguardavamos os resultados do INE sobre os números do desemprego referentes ao primeiro trimestre de 2012. Pelo que se verifica numa análise ainda "na diagonal", a taxa de desemprego real em Portugal rondou os 20% no primeiro trimestre, o que corresponde a mais de 1,1 milhões de
desempregados. Estes valores representam uma subida significativa face ao
último trimestre do ano passado, quando eram de respectivamente 18,2% e
1,057 milhões, face a 19,3% e 1,112 milhões no primeiro trimestre do
ano.
Por sua vezm, o desemprego continuou a disparar em Portugal ao longo
do primeiro trimestre, tendo a taxa oficial subido para um novo máximo histórico de 14,9%, segundo os dados divulgados pelo INE. Este valor é superior em 0,9 pontos percentuais aos 14,0% da população activa registados para o quarto trimestre do ano passado
e representa um aumento de 6,4% da taxa em três meses. Mesmo assim, o
ritmo de aumento do desemprego abrandou face ao que aconteceu no quarto
trimestre do ano passado, quando a taxa do INE registou a maior subida
de que há registo num só trimestre – mais 1,6 pontos percentuais que os
12,4% registados no terceiro trimestre de 2011.
O número de
desempregados, de acordo com os critérios oficiais passou agora para
819.300 pessoas, quase mais 50 mil do que no final do ano passado. A
população activa continuou a diminuir, tal como acontece quase
ininterruptamente desde o segundo trimestre de 2008, quando estava em
5,638 milhões. Passou agora para 5,125 milhões, menos 22.300l do que no
último trimestre do ano passado.
O desemprego dos jovens entre os
15 e os 24 anos continua a ter os números mais dramáticos. A taxa
oficial situa-se agora em 36,2%, uma nova subida face aos 35,4%
registados pelo INE para o período entre Outubro e Dezembro. Era de 30%
no terceiro trimestre do ano passado e 27% no segundo. Estes valores
representam uma subida de 34% em nove meses.
Ainda de acordo com os dados do INE, as taxas de desemprego mais elevadas foram registadas no Algarve (20,0%), em Lisboa (16,5%), na Região Autónoma da Madeira (16,1%), no Alentejo (15,4%) e no Norte (15,1%). Em relação ao trimestre homólogo de 2011, à semelhança do sucedido globalmente para Portugal, a taxa de desemprego aumentou em todas as regiões. Em relação ao trimestre anterior, a taxa de desemprego aumentou em todas as regiões, com os maiores
aumentos ocorreram na Região Autónoma da Madeira (2,6 p.p.), no Algarve (2,5 p.p.) e no Alentejo (2,3 p.p.).
Em Dezembro de 2011 eram 19.016 os desempregados inscritos no Instituto Regional do Emprego da Madeira, o que, por si, já correspondia a um aumento de 21,5% em relação a Dezembro de 2010, em que eram já 15.648 pessoas sem trabalho. Se se considerar a população activa estimada em 130,9 mil indivíduos (2,3% do total nacional) no terceiro trimestre de 2011, a Madeira atingiu em Dezembro passado a taxa recorde de desemprego de 14,5%. No final do primeiro trimestre de 2012, como vimos pelos dados do INE, esta taxa é agora de 16,1 %, um aumento de 1,6% que corresponde a cerca de três centenas e meia mais de madeirenses sem emprego. E estes são os números conhecidos.
E aqui vamos!
Em Dezembro de 2011 eram 19.016 os desempregados inscritos no Instituto Regional do Emprego da Madeira, o que, por si, já correspondia a um aumento de 21,5% em relação a Dezembro de 2010, em que eram já 15.648 pessoas sem trabalho. Se se considerar a população activa estimada em 130,9 mil indivíduos (2,3% do total nacional) no terceiro trimestre de 2011, a Madeira atingiu em Dezembro passado a taxa recorde de desemprego de 14,5%. No final do primeiro trimestre de 2012, como vimos pelos dados do INE, esta taxa é agora de 16,1 %, um aumento de 1,6% que corresponde a cerca de três centenas e meia mais de madeirenses sem emprego. E estes são os números conhecidos.
E aqui vamos!
terça-feira, maio 15, 2012
Cristiano Ronaldo + 22 ?
(Imagem via Jornal da Madeira)
Paulo Bento já escolheu os seus 23 elementos que representarão Portugal no próximo Europeu de Futebol, a se realizar já no próximo mês na Ucrânia e na Polónia. Como qualquer escolha que se preze, há méritos e polémicas, discussões para todos os gostos e feitios. Há jogadores que incluia, outros que excluia. Mas, neste momento, feita a escolha, há que apoiar e acreditar que possamos fazer uma boa figura na competição e que não sejamos apenas Ronaldo + 22.
Boa sorte Portugal!
sábado, maio 12, 2012
sexta-feira, maio 11, 2012
Pedro Martins em entrevista
Grande entrevista com Pedro Martins, treinador do Marítimo, na edição do Diário de Notícias da Madeira de 10 de Maio de 2012. Muito interessante. Podem lê-la aqui.
terça-feira, maio 08, 2012
Prémio para o Parque Natural da Madeira
O sucesso do projecto 'Lobo-marinho - uma espécie em recuperação na Madeira' levou o Parque Natural da Madeira (PNM) a ganhar a quinta edição do Prémio BES Biodiversidade, uma iniciativa do BES em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto e o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).
O lobo-marinho é uma das focas mais raras do mundo e encontra-se
entre as espécies em risco de extinção, integrando a lista portuguesa
das espécies prioritárias da Rede Natura 2000. A população de lobos-marinhos nas Ilhas Desertas passou de 6 a 8
indivíduos, em 1988, para os actuais 30 a 40 indivíduos e alargou a sua
área de distribuição até à ilha da Madeira. A recuperação gradual e consistente da população de lobos-marinhos
nas Ilhas Desertas da Madeira é resultado de um sólido projecto de
preservação que contraria a tendência mundial. Infelizmente a população do lobo-marinho da Madeira é a única que está a crescer no Mundo.
Pelo belíssimo trabalho da equipa liderada por Paulo Oliveira, os meus parabéns. E com o mais sentido agradecimento dos nossos lobos...
domingo, maio 06, 2012
CS Marítimo segura "Europa"
«Muitos não acreditavam...». Estas são as principais palavras de Pedro Martins, e são aquelas que retêm mais força e mais poder. No início da temporada, mercê de todas as condicionantes conhecidas e que se agravaram com o passar dos meses, ninguém, mas ninguém, apostaria que à 29ª jornada, esta equipa de miudos e 'pé-rapados' estaria sentada no quinto lugar da Liga, com 49 pontos conquistas, e um lugar reservado na próxima edição da Liga Europa.
Os resultados são absolutamente fantásticos e falam por si. Impressionam pela regularidade que a equipa conseguiu manter ao longo da temporada, andando mesmo durante largas jornadas em quarto lugar e a jogar um futebol empolgante e envolvente, e sem ainda esquecer que alcançou a fase de grupos final da Taça da Liga, bem como os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Enaltecendo todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes, inevitavelmente o mérito do sucesso desta temporada vai inteirinho para o nosso treinador Pedro Martins. Ele acreditou, construiu com o que tinha (e não era tanto assim) uma equipa à sua imagem, e conseguiu o que ninguém apostava. Com o contrato renovado, e com novas dificuldades à vista, é com expectativa que aguardo a próxima aventura. Até lá, é festejar.
Parabéns MARÍTIMO!!!
sábado, maio 05, 2012
CSMARITIMO-ONLINE: 8 anos!!
8 anos passaram desde que três amigos decidiram lançar-se nestas coisas de fóruns na internet, este exclusivamente dedicado ao nosso Clube Sport Marítimo. Na altura, havia um vazio na vida do clube, que foi preenchido pela nossa iniciativa.
Os anos foram passando, um amigo partiu, muito se escreveu nas suas páginas, muitas horas foram dedicadas ao seu desenvolvimento. E cá continuamos, dia após dia, a fornecer o melhor serviço possível a todos os Maritimistas.
Parabéns a todos nós!
quarta-feira, maio 02, 2012
A Sentença de Portimão
Uma decisão do Tribunal de Portalegre pode alterar a devolução das casas aos bancos, por falta de pagamento. De acordo com a edição de sábado do Diário de Notícias, e entretanto já divulgada e discutida um pouco por todo o país, a sentença, aparentemente transitada em julgado, determinou a liquidação da dívida apenas com a devolução da casa à instituição bancária.
É uma decisão inédita da justiça portuguesa e, embora não faça ainda jurisprudência, a ousadia de um juiz do
Tribunal de Portalegre já causou tremores no seio das instituições bancárias, que até já propõem rever o modelo actual. Afinal não é para menos: o magistrado decidiu que em caso de
incumprimento das prestações do contrato de crédito bancário hipotecário, a entrega da casa ao banco liquida toda a dívida.
Ao mesmo tempo que considero que esta medida porá travão a certos e determinados comportamentos de abuso por parte das instituições bancárias (e conhece-mo-las todas), particularmente no que concerne à concessão de crédito desenfreado sem qualquer consideração de risco (se bem que a tão afamada crise americana e agora europeia, tem posto cobro a isso), há um aspecto que não posso deixar de questionar: o comportamento dos bancos face às consequências da adopção generalizada do entendimento do tribunal de
Portalegre por outros tribunais. E este ponto prende-se sobretudo com a gestão do risco.
Fácil será entender que o risco para a instituição bancária será tanto maior quanto menos garantias os devedores
oferecerem. Assim sendo, o facto de apenas o imóvel alvo do contrato hipotecário responder pelo incumprimento do seu financiamento, fará com toda a certeza com que o risco de
incumprimento dos empréstimos suba
consideravelmente e que os
bancos tenham de assumir compromisso mais defensivo. Ou vão emprestar menos e/ou fazendo-o, vão exigir maiores entradas e mais garantias dos devedores ou de terceiros. Certamente irão aumentar os custos de operação, assim como as taxas de juro cobradas. Ou pior, não concederão crédito, ponto. Com todos os inconvenientes que esta decisão acartará.
E atendendo que um dos actuais problemas que se colocam a Portugal, e à Europa em geral, é precisamente, por um lado a falta de liquidez da banca, e por outro, a enorme dificuldade que tem sido tomar medidas para que esta mesma banca ponha dinheiro a circular de novo na economia do país, este corte na segurança do banco, com a redução das suas garantias de boa cobrança, poderá cercear esta vontade (e necessidade) de ter o dinheiro a circular de novo, quer através de recusas de financiamentos às empresas, de recusas de apoios às famílias, etc.
Este problema a decisão do Tribunal de Portalegre, se bem que bem intencionada e logicamente dentro dos parâmetros legais, não resolve. E poucas dúvidas tenho que necessitará de uma intervenção política e legislativa. Aguardo para ver.
terça-feira, maio 01, 2012
Tire o dia!... e vá ao Pingo Doce?!!
O que há errado com estas fotos?
Pingo Doce do Fórum Sintra
Pingo Doce São Carlos - Mem Martins
Pingo Doce Cavaleira - Algueirão
Pingo Doce Amadora
Pingo Doce Dolce Vita - Funchal
Pingo Doce Fórum Madeira - Funchal
Em todo o país, os portugueses correram às compras na cadeia Pingo Doce. As compras efectuadas nos estabelecimentos
da cadeia com valor superior a 100 euros tiveram 50% de desconto. Ou
seja, quem comprou artigos no valor de 110 euros, na caixa só pagou 55
euros. Esta promoção, limitada precisamente a este dia, 1 de Maio, estendeu-se a todos os
estabelecimentos do continente e do arquipélago da Madeira, e o resultado é o que se viu! Com direito a alguma pancadaria e tudo!
Honestamente não sei o que pensar! Sei que os tempos estão difíceis mas isto é inimaginável. A arder ficaram as celebrações do 1º de maio, graças ao "olho" dos responsáveis de marketing do Grupo Jerónimo Martins...
Tire o dia!
A 1 de Maio de 1886 foi assim, pelas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Foi o rastilho para uma mudança global no que concerne ao direito dos trabalhadores. Pelo menos, no mundo ocidental. E parte dele...
Agora, é dia de ócio e de uns protestos depois de feita a digestão de uma bela almoçarada. Muito evoluímos, sim senhor!
Subscrever:
Mensagens (Atom)






















