quarta-feira, abril 02, 2008

Quando o exemplo vem de fora...


O DN de hoje trouxe uma notícia interessante. O artigo fala de duas mulheres alemãs que, ao longo dos últimos 14 anos, levou mais de 800 cães madeirenses para serem adoptados por famílias germânicas. Estas mulheres são Barbara Linkes, dirigente de uma organização que tem por objectivo encontrar casa para animais, grande parte dos quais provenientes da Madeira, e Susana Mello, uma outra alemã a residir em Portugal que, a custas da organização de Linkes, paga o transporte dos animais para a Alemanha.


Mas o que mais me chamou a atenção na notícia foi uma declaração de Susana Mello que, sem papas na língua, disse que, embora os madeirenses sejam extremamente simpáticos na relação com as pessoas, ainda têm muito a aprender no que diz respeito ao tratamento dos animais. E ressalva a problemática da negligência dos donos na castração dos animais que, segundo a mesma, é fundamental para evitar a reprodução indesejada e o abandono das ninhadas.


De facto é difícil mudar a mentalidade das pessoas, sobretudo quando estes vêm os animais nada mais que um brinquedo caro, que pode ser dispensando numa ruela qualquer quando passa a ser um incómodo. Só tenho pena que não possamos abandonar algumas pessoas e manter os animais. Fica o exemplo... que infelizmente, tem de vir de fora.

Sem comentários: