terça-feira, abril 01, 2008

O Dia das Petas


Há muitas explicações para o 1 de Abril ter se transformado no Dia das Petas. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França.


Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria a 1 de Abril. Por este motivo passaram a ser alvo de gozo, ridicularizados, e recebiam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como as plaisanteries.


Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como "April Fool's Day" ou "Dia dos Tolos". Na Itália e na França é chamado respectivamente de "pesce d'aprile" e "poisson d'avril", o que significa literalmente "peixe de abril". Em Portugal chamamos simplesmente de "Dia das Petas".


Deixo-vos aqui as melhores cinco petas do dia 1 de Abril ao longo da história, destacadas no "The Museum of Hoaxes":


#1: A Colheita de Spaghetti Suiço


Em 1957 o respeitado programa de notícias "Panorama" da cadeia inglesa BBC anunciou que graças a um inverno temperado e a eliminação de um mortal fungo do spaghetti, os agricultores suíços viviam dias felizes com a sua colheita de spaghetti. A notícia era acompanhada com fotografias de camponeses suiços puxando largos fios de spaghetti das árvores. Muitos espectadores engoliram a peta e telefonaram para a BBC, querendo saber o que fazer para terem a sua própria árvore de spaghetti.


#2: Kremvax


Em 1984, na idade da pedra da Internet, uma mensagem foi distribuida pelos membros da Usenet (uma comunidade de mensagens online que foi uma sdas primeiras formas que a internet tomou), anunciando que a União Soviética tinha-se juntado à comunidade. Isto foi um choque para muitos, já que a maioria assumiu que as preocupações com a segurança na "guerra fria", teriam impedido tal ligação. A tal mensagem vinha de um Kostantin Chernenko (pelo endereço chernenko@kremvax.UUCP), que explicava que a União Soviética queria se juntar à rede para conseguir "meios de ter um fórum de discussão entre Americanos e Europeus". A mensagem criou um "flood" de respostas. Duas semanas mais tarde, o seu verdadeiro autor, um europeu chamado Piet Beertema, revelou que não tinha passado de uma peta, que se acredita ser a primeira da internet. Seis anos mais tarde, quando Moscovo realmente acedeu na ligação à ligação, adoptaram o domínio "kremvax" em homenagem à famosa peta.


#3: Instant Color TV


Em 1962 havia apenas um canal de tv na Suécia e este transmitia a preto e branco. O técnico perito da estação, Kjell Stensson, apareceu nas notícias a anunciar que, graças a uma nova tecnologia, os telespectadores poderia agora converter a sua televisão para a recepção a cores. Tudo o que tinham de fazer era puxar uma meia de nylon em frente do ecrã da televisão. E Stensson demonstrou como é que se fazia. Centenas de pessoas engoliram a peta. Na realidade a tv a cores apenas começou a ser regular a... 1 de Abril, mas de 1970.


#4: San Serriffe


Em 1977, o jornal britânico "The Guardian" publicou um suplemento especial de 7 páginas dedicada a San Serriffe, uma pequena república localizada no Oceano Índico, que consistia em várias pequenas ilhotas. Uma série de artigos descrevia a excelência da geografia e cultura desta obscura nação. As suas duas ilhas principais eram chamadas de "Upper Caisse" e "Lower Caisse". A sua capital era Bodoni e o seu líder era o general Pica. Os telefones do "Guardian" tocaram o dia todo, com pessoas a querer saber mais informação sobre este paraíso idílico. Poucos notaram que tudo sobre esta ilha tinha nomes usados na terminologia de uma impressora. Ao sucesso desta peta é creditado o entusiasmo dos britânicos pelo "Dia das Petas" (April Fool's Day) nos tablóides ingleses.


#5: Alinhamentos dos Planetas Reduz Gravidade


Em 1976 o astrónomo britânico Patrick Moore anunciou na BBC Radio 2 que, às 9h45 da manhã, um evento astronómico único iria ocorrer e que os ouvintes podiam experimentá-lo na sua própria casa. O planeta Plutão iria passar por Jupiter e temporariamente iria causar um alinhamento gravitacional que iria contrariar e diminuir a gravidade da própria Terra. Moore disse aos seus ouvintes que se eles saltassem para o ar no exacto momento que este alinhamento planetário ocorreria, eles iriam experimentar uma estranha sensação de flutuação. Quando a hora marcada chegou, a BBC2 começou a receber centenas de chamadas de ouvintes que disseram que tinham realmente experimentado a tal sensação. Uma mulher inclusive, reportou que ela e os seus onze amigos tinham sido levantados das suas cadeiras e levitado pela sala.


Para mais petas giras consultem o site "The Museum of Hoaxes".

1 comentário:

Felipe disse...

As pegadinhas estão "muito bem" explicadas...

Parabéns...

Abraços.